Etanol na Paraíba: barreiras comerciais e perspectivas de aumento das exportações

Autores

  • Márcia Cristina Silva Paixão Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Márcia Batista da Fonseca Universidade Federal da Paraíba - UFPB

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2012.243

Palavras-chave:

Barreiras Comerciais, Etanol, Exportações, Paraíba.

Resumo

Constata que o Estado da Paraíba teve um crescimento de aproximadamente 30% do rendimento médio da lavoura de cana nos últimos 10 anos. E que, na comparação com os demais estados da região Nordeste, a Paraíba foi o terceiro maior exportador de etanol nesse período. Merece destaque ainda a importância do produto na pauta de exportação do estado no período 2000-2007: exceção feita para 2006, o etanol ficou entre os quatro produtos mais exportados. Este estudo busca estimar os prováveis efeitos nas exportações brasileiras de etanol e, em particular, da Paraíba, da eliminação das barreiras nos mercados norte-americano e europeu através do modelo de equilíbrio parcial de Laird e Yeats (1986). Os resultados indicam um expressivo aumento potencial das exportações do Brasil e, em específico, do Estado da Paraíba, revelando, assim, o impacto econômico negativo das barreiras comerciais.

Biografia do Autor

Márcia Cristina Silva Paixão, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Professora Adjunta do Departamento de Economia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutora em Economia pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre e Graduada em Economia pela UFPB. Com sua tese de doutorado obteve a segunda colocação do Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional 2014, concedido pelo Ministério da Integração Nacional. Em 2015, foi organizadora do 53o Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER). Desenvolve pesquisa nas áreas de Economia Internacional e Economia do Meio Ambiente, com ênfase nos seguintes temas: comércio exterior, investimento estrangeiro direto, integração regional; desenvolvimento sustentável, política ambiental, energias renováveis. Entre outras, leciona as seguintes disciplinas: Economia Ambiental, Projetos Técnico-Econômicos II (Projetos Públicos e Sociais), Economia de Empresas, Técnicas de Pesquisa em Economia. Colabora com projeto de extensão enfocando a dimensão institucional do desenvolvimento sustentável, especificamente a gestão ambiental de municípios paraibanos.

Márcia Batista da Fonseca, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Pós Doutorado em Economia Internacional, Universidade de Ghent, Bélgica (2011). Doutora em Economia - Área de Concentração Economia Internacional - pela Universidade Federal de Pernambuco (2004). Mestre em Economia - Área de Concentração Economia da Empresa - pela Universidade Federal da Paraíba (1999). Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Paraíba (1995). Professora Associada do Departamento de Economia da Universidade Federal da Paraíba, membra do Programa de Pós Graduação em Economia e do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente, lencionando Economia Internacional e Economia do Meio Ambiente na graduação e na pós-graduação. Tem experiência na área de Finanças, Economia do Setor Público; coordena o Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal no Departamento de Economia da UFPB. 

Downloads

Publicado

2016-11-17

Como Citar

Paixão, M. C. S., & da Fonseca, M. B. (2016). Etanol na Paraíba: barreiras comerciais e perspectivas de aumento das exportações. Revista Econômica Do Nordeste, 43(3), 585–610. https://doi.org/10.61673/ren.2012.243

Edição

Seção

Artigos