Fontes de obtenção de vantagem competitiva em empresas industriais: uma análise nas indústrias têxtil e de calçados do Ceará

Fernando Luiz Emerenciano Viana, José de Paula Barros Neto, Miguel Eduardo Moreno Añez, José Augusto Lacerda Fernandes

Resumo


Analisar as fontes de obtenção de vantagem competitiva de empresas das indústrias têxtil e de calçados. Trata-se de um estudo de casos múltiplos interpretativo, incluindo duas empresas da indústria de calçados e duas empresas da indústria têxtil do Ceará, sendo baseado em uma abordagem qualitativa. Para a análise dos dados foram utilizados os fundamentos da adaptive theory, que têm como base o método das comparações constantes, procedimento analítico originado da estratégia de pesquisa grounded theory. Em linhas gerais, destaca como fontes de vantagem competitiva os relacionamentos com fornecedores, a escala de produção e a inovação de produto. Conclui que empresas diferentes, atuando em setores diferentes e oferecendo ao mercado produtos diferentes, possuem fontes diversas de vantagem competitiva que apresentam similaridades e divergências, as quais estão associadas a correntes que possuem complementaridades importantes para explicar a vantagem competitiva.


Palavras-chave


Vantagem Competitiva. Indústria Têxtil. Indústria de Calçados.

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