FPM e equidade de serviços públicos: um estudo para os municípios nordestinos

Autores

  • Rodolfo Ferreira Ribeiro da Costa Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
  • Carlos Eduardo Gasparini Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Luciano Menezes Bezerra Sampaio Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2012.245

Palavras-chave:

FPM. Serviços Públicos. Equidade. DEA. Convergência.

Resumo

Este trabalho avalia se existe, de fato, uma trajetória em direção à equidade municipal no Nordeste, ou seja, se tem ocorrido convergência na cobertura de serviços públicos municipais, ao longo do tempo. Para tanto, constrói uma fronteira de melhor disponibilidade de serviços, por meio da metodologia Data Envelopment Analisys (DEA), para a qual foram considerados 844 municípios nordestinos em dois momentos do tempo: 1991 e 2000. Em seguida, usando as matrizes de transição de Markov, estima a probabilidade de convergência na cobertura dos serviços. Os resultados mostram um maior nível de cobertura nos municípios com até 5 mil habitantes e apontam um bom desempenho para os municípios maranhenses em relação aos demais municípios da região Nordeste. Por fim, evidencia uma trajetória divergente, com a formação de dois clubes de convergência na prestação de serviços: um deles caminha para os níveis mais baixos de cobertura, enquanto o outro ruma em direção a níveis altos de prestação de serviços públicos municipais.

Biografia do Autor

Rodolfo Ferreira Ribeiro da Costa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2007), Mestrado em Economia pela Universidade Federal da Paraíba (2010), Doutorado em Economia pela Universidade Federal do Ceará (2013) e Pós Doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2015). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e Coordenador do Programa de Pós Graduação em Economia PPE/UERN. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Métodos e Modelos Matemáticos, Econométricos e Estatísticos, atuando principalmente nos seguintes temas: Crescimento Econômico, Setor Público e Economia Social.

Carlos Eduardo Gasparini, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Carlos Eduardo Gasparini concluiu o doutorado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco em 2003. Atualmente é Analista de Planejamento e Orçamento (APO) do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão - MPOG, onde atua como Coordenador de Estudos Fiscais - COEST/CGMAC/SEAFI/SOF. Possui vários trabalhos publicados em periódicos especializados, anais de eventos e como capítulos de livros. Orientou dissertações de mestrado, monografias de curso de especialização, trabalhos de iniciação científica e de conclusão de curso na área de Economia. Recebeu 2 prêmios acadêmicos. Atua na área de Economia, com ênfase em Finanças Públicas, Orçamento e Federalismo Fiscal. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes são: Federalismo Fiscal, Descentralização Fiscal, Eficiência, Análise de Envoltória de Dados (DEA - Data Envelopment Analysis), Educação, Saúde, Renda, Déficit relativo de serviços e Desenvolvimento Econômico.

Luciano Menezes Bezerra Sampaio, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Possui graduação em Engenharia Civil (1998), mestrado em Engenharia de Produção (2001) e doutorado em Economia (2004) pela Universidade Federal de Pernambuco, tendo feito Estágio Doutoral na Université de Paris I (Pantheon-Sorbonne), em 2003. Realizou pós-doutorado na University of Illinois, em 2009. Atualmente, é Professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Tem publicado e orientado doutorandos, mestrandos e alunos de iniciação científica nas áreas de métodos quantitativos, teoria dos jogos/ teoria dos contratos, eficiência e competitividade.

Downloads

Publicado

2016-11-17

Como Citar

Ribeiro da Costa, R. F., Gasparini, C. E., & Bezerra Sampaio, L. M. (2016). FPM e equidade de serviços públicos: um estudo para os municípios nordestinos. Revista Econômica Do Nordeste, 43(3), 427–442. https://doi.org/10.61673/ren.2012.245

Edição

Seção

Artigos