Dinâmica das desigualdades regionais no Brasil

Autores

  • Alexandre Rands Coelho Barros Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2012.253

Palavras-chave:

Desigualdade Regional. Convergência. Questão Regional.

Resumo

Critica a hipótese teórica de convergência de renda per capita entre regiões, defendendo, a partir de modelo teórico Neoclássico, que há tendência a equilíbrio de Produtos Internos Brutos (PIBs) per capita relativos com desigualdades regionais, mesmo quando há perfeita arbitragem no mercado de fatores de produção. A partir de críticas aos métodos empíricos com dados longitudinais para testar a convergência de renda per capita entre regiões no Brasil, o artigo utiliza métodos de séries temporais para investigar a existência de tal processo. Conclui que a hipótese de convergência não encontra suporte empírico, apenas tendo havido algumas quebras estruturais no equilíbrio entre 1939 e 2007, período no qual os PIB per capita relativos do Nordeste e do resto do Brasil estiveram quase sempre em equilíbrio estável.

Biografia do Autor

Alexandre Rands Coelho Barros, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Ph.D. em Economia pela Universidade de Illinois em Urbana-Champaign (EUA) em 1990, Alexandre Rands Barros graduou-se em Ciências Econômicas em 1984, aos 21 anos, na Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Ao longo do período em que morou fora do Brasil Estados Unidos, onde concluiu Mestrado e Doutorado, e Inglaterra), prestou serviços a algumas importantes instituições, entre elas: International Sugar Organization, Londres, U.K., onde atuou entre os anos de 89 e 92, como economista. Do St. Antony's College, da Universidade de Oxford, Inglaterra, foi Senior Associate Member, em 1993 e em 2010. Foi presidente da Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos nos anos de 2007 e 2008. Possui uma produção bibliográfica que inclui cerca de 82 trabalhos científicos escritos, mais de 30 publicados em diversas revistas especializadas da área e 8 em livros no Brasil e exterior. Publicou recentemente o livro Desigualdades Regionais no Brasil: Natureza, causas, origens e soluções pela editora Campus Elsevier. Alexandre Rands foi professor do Deptº de Economia da UFPE e é Presidente da Datamétrica Consultoria, Pesquisa e Telemarketing.

Downloads

Publicado

2016-11-17

Como Citar

Coelho Barros, A. R. (2016). Dinâmica das desigualdades regionais no Brasil. Revista Econômica Do Nordeste, 43(4), 9–26. https://doi.org/10.61673/ren.2012.253

Edição

Seção

Artigos