Nível de desenvolvimento das famílias cearenses por grupos demográficos nos anos de 1991 e 2000

Autores

  • Lora dos Anjos Rodrigues Universidade Federal de Viçosa - UFV
  • Marília Fernandes Maciel Gomes Universidade Federal de Viçosa - UFV
  • Luiz Eduardo de Vasconcelos Rocha Universidade Federal de São João Del-Rei - UFSJ

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2012.255

Palavras-chave:

Desenvolvimento humano. Família. Grupos Demográficos.

Resumo

Tem como objetivo verificar se fatores como sexo, raça e idade afetam o desenvolvimento humano das famílias cearenses. Como medida de desenvolvimento calcula o Índice de Desenvolvimento da Família (IDF) para os quatro grupos demográficos em 1991 e 2000. Esse índice é composto por seis dimensões (Ausência de Vulnerabilidade, Acesso ao Conhecimento, Acesso ao Trabalho, Disponibilidade de Recursos, Desenvolvimento Infantil e Condições Habitacionais) e é obtido pela média aritmética dos indicadores sintéticos das dimensões que o compõem. Os resultados mostram que o IDF do Ceará elevou-se naquela década, evidenciando melhoria no nível de desenvolvimento humano das famílias. O IDF dos quatro grupos foi semelhante ao do Estado, embora algumas dimensões tenham apresentado comportamento diverso relevante. Conclui-se que é preciso que as políticas voltadas para promoção de melhorias das condições de vida das populações levem em consideração fatores como sexo, raça, idade e as dimensões específicas em que se apresentam mais carentes.

Biografia do Autor

Lora dos Anjos Rodrigues, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Doutoranda em Economia Aplicada na Universidade Federal de Viçosa (UFV-DER), com experiência em pesquisa na área de Economia do Bem- estar, Indicadores de renda e pobreza, Convergência de renda e Econometria espacial e Mudanças Climáticas e energia elétrica. 

Marília Fernandes Maciel Gomes, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Viçosa (1977), mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa (1981) e doutorado em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa (1989). Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Economia Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: agronegócio, cadeias produtivas agropecuárias, competitividade, medidas não tarifárias e políticas públicas. 

Luiz Eduardo de Vasconcelos Rocha, Universidade Federal de São João Del-Rei - UFSJ

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1988), mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa (1994) e doutorado em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa (2000). Atualmente é professor Associado do Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Federal de São João del-Rei. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia do Bem Estar; Indicadores de Renda e Pobreza; Relações do Comércio; Política Comercial; Integração Econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento humano, ocupação agrícola, desigualdade e pobreza, agricultura mineira e complexo soja, constant-market-share, funções de exportações, mercados relevantes. Apresentou mais de vinte trabalhos em eventos nacionais e internacionais. Líder do grupo de pesquisa: Desenvolvimento Regional e Economia Aberta: Metodos e Aplicações. 

Downloads

Publicado

2016-11-17

Como Citar

Rodrigues, L. dos A., Maciel Gomes, M. F., & Rocha, L. E. de V. (2016). Nível de desenvolvimento das famílias cearenses por grupos demográficos nos anos de 1991 e 2000. Revista Econômica Do Nordeste, 43(4), 175–194. https://doi.org/10.61673/ren.2012.255

Edição

Seção

Artigos