Influência da inovação e do tamanho sobre o desempenho de empresas industriais: uma análise para o Brasil e regiões

Autores

  • Lídia Carvalho Silva Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • José Ricardo de Santana Universidade Federal de Sergipe - UFS

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2015.257

Palavras-chave:

Inovação, Tamanho, Desempenho.

Resumo

O trabalho aborda o efeito da inovação e do tamanho das empresas industriais brasileiras sobre o desempenho destas. A abordagem teórica parte da literatura que analisa o papel da inovação, colocando-a como um fator estratégico para o desempenho, mas considerando a capacidade das empresas, quanto ao seu porte. A metodologia empregada envolveu a estimação dos efeitos por meio de três modelos econométricos, que permitiram avaliar a influência da inovação e do tamanho sobre o desempenho das empresas, incluindo a análise em perspectiva regional. Foram utilizados dados do IBGE (PINTEC e PIA) para o setor da indústria de transformação do Brasil, nos anos 2003, 2005 e 2008, e das grandes regiões, para o ano de 2005. As principais conclusões do trabalho apontam que no Brasil existe uma influência positiva da inovação e do tamanho no desempenho das empresas, existindo um impacto maior da inovação para a região Nordeste.

Biografia do Autor

Lídia Carvalho Silva, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Já fui bolsista de Desenvolvimento Tecnológico e Industrial - FAPITEC/SE. Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Sergipe. Mestranda em Desenvolvimento Regional e Gestão de Empreendimentos Locais pela UFS. Funcionária do BANESE.

José Ricardo de Santana, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Doutor em Economia de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP (2004), mestre em Economia pela Universidade Federal do Ceará (1995) e bacharel em Economia pela Universidade Federal de Sergipe (1991). É professor associado da Universidade Federal de Sergipe (UFS), vinculado ao Departamento de Economia, ao Programa de Pós-Graduação em Economia e ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Propriedade Intelectual. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em crescimento econômico, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento regional, inovação e finanças. Foi chefe do Departamento de Economia (DEE/UFS) e coordenador do Centro de Inovação e Transferência de Tecnologia (CINTEC/UFS). Foi ainda presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (FAPITEC/SE) e vice-presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP).

Downloads

Publicado

2016-08-11

Como Citar

Silva, L. C., & de Santana, J. R. (2016). Influência da inovação e do tamanho sobre o desempenho de empresas industriais: uma análise para o Brasil e regiões. Revista Econômica Do Nordeste, 46(3), 9–26. https://doi.org/10.61673/ren.2015.257

Edição

Seção

Artigos