A economia de Pernambuco: da longa estagnação a um novo ciclo de crescimento sustentado

Autores

  • Olimpio Jose de Arroxelas Galvao Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2015.264

Palavras-chave:

Crescimento Regional, Desenvolvimento da Economia de Pernambuco, O novo ciclo de crescimento de Pernambuco.

Resumo

O trabalho faz reflexões sobre o desenvolvimento do estado de Pernambuco, com o propósito de investigar se a economia pernambucana estaria ingressando em um novo ciclo de crescimento, a partir da primeira década do Século XXI. O artigo parte de duas premissas: a de que o estado de Pernambuco foi vitimado, desde o último quartel do Século XIX, e especialmente durante os anos do pós-guerra, por um conjunto de eventos adversos que afetaram negativamente o desempenho de sua economia; e a de que a maioria desses eventos já teria esgotado sua capacidade de bloquear o desenvolvimento da economia do Estado, que estaria presenciando a emergência de um novo e sustentado ciclo de crescimento. O estudo argumenta que, no início deste novo milênio, há fortes indicações de que a economia de Pernambuco vem passando por um novo ciclo de profundas mudanças, em vista da presença de grandes empreendimentos industriais que deverão alterar de forma expressiva o perfil da estrutura produtiva do Estado, com uma possibilidade concreta de permitir o ingresso de sua economia em um ciclo renovado de crescimento sustentado.

Biografia do Autor

Olimpio Jose de Arroxelas Galvao, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (1966), Especialização pela CEPAL, mestrado em Economia - Yale University (1970) e doutorado em Economia - University of London (1987). Atualmente é prof. aposentado pela Universidade Federal de Pernambuco e prof. titular em regime de tempo integral da Faculdade Boa Viagem. Consultor ad hoc da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e consultor ad hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Pesquisador bolsista do CNPq por mais de 20 anos. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Regional e Economia Internacional, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento regional, economia regional, economia do Nordeste, comercio exterior e integracao econômica e Avaliação de Políticas Públicas.

Downloads

Publicado

2016-08-11

Como Citar

Galvao, O. J. de A. (2016). A economia de Pernambuco: da longa estagnação a um novo ciclo de crescimento sustentado. Revista Econômica Do Nordeste, 46(3), 131–154. https://doi.org/10.61673/ren.2015.264

Edição

Seção

Artigos