O Brasil no bônus demográfico: uma janela de oportunidades e desafios

Autores

  • Henrique Reichert Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Pascoal José Marion Filho Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2015.266

Palavras-chave:

Bônus Demográfico, Transição Demográfica, Dividendos Demográficos, Brasil.

Resumo

Este artigo avalia as mudanças demográficas ocorridas no Brasil e identifica oportunidades e desafios para governos e sociedade. O método descritivo é utilizado na análise e a revisão bibliográfica complementa a discussão em torno das prováveis consequências e demandas geradas pelas mudanças na estrutura etária da população. A pesquisa revela que o País está passando pelo Primeiro Dividendo Demográfico e que a transição etária inter-regional é heterogênia, sendo mais avançada no Sul e no Sudeste e mais atrasada no Norte e no Nordeste. O mesmo ocorre em relação à renda, as famílias mais pobres têm maior taxa de dependência de jovens e menor de idosos, e vice-versa. Também está claro que existe uma janela de oportunidades, especialmente na educação, e muitos desafios, incluindo o aumento da produtividade para sustentar a parcela crescente de idosos e o equilíbrio do sistema previdenciário.

Biografia do Autor

Henrique Reichert, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Economia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Economia e Desenvolvimento pela Universidade Federal de Santa Maria (2015). Atua como pesquisador do Observatório de Inteligência Industrial da FIESC, com foco nas áreas de pesquisa: Economia Industrial, Desenvolvimento Econômico, Macroeconomia, Economia Regional e Transição Demográfica.

Pascoal José Marion Filho, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Maria (1982), mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987) e doutorado em Economia Aplicada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo - USP (1997). Atualmente é Professor Titular - Nível Único (Classe E) da Universidade Federal de Santa Maria.

Downloads

Publicado

2016-08-11

Como Citar

Reichert, H., & Marion Filho, P. J. (2016). O Brasil no bônus demográfico: uma janela de oportunidades e desafios. Revista Econômica Do Nordeste, 46(3), 171–184. https://doi.org/10.61673/ren.2015.266

Edição

Seção

Artigos