Poder de mercado e transmissão assimétrica nos preços da gasolina em Salvador/BA

Frederico Uchoa

Resumo


O objetivo desse artigo é investigar a transmissão de preços no mercado de gasolina de Salvador/BA. A análise do comportamento da margem de ganho dos postos revendedores é importante por que evidencia o grau de competitividade desse mercado, informação valiosa para o desenvolvimento de políticas de defesa da concorrência e de regulação econômica. Para a consecução do objetivo proposto foram conduzidos testes de raiz unitária não linear em um conjunto de 638 observações semanais da margem de ganho. Os resultados mostram que, no período que vai de 15 de maio de 2004 a 30 de junho de 2016, a série exibe um comportamento assimétrico, compatível com um processo de raiz unitária parcial. Por conseguinte, pode-se concluir que o mercado de gasolina nessa localidade é imperfeitamente competitivo, os revendedores têm poder de mercado e isso se traduz em perda de eficiência e bem-estar.

Palavras-chave


Competição imperfeita. Transmissão assimétrica. Preço da Gasolina. Modelos Não-Lineares. Séries temporais.

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