Os efeitos da taxa de câmbio e dos preços do petróleo nos preços internacionais das commodities brasileiras

Autores

  • Elenildes Santana Pereira Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
  • Joaquim Ramos Silva Universidade de Lisboa (UL)
  • Sinézio Fernandes Maia Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2017.280

Palavras-chave:

preço de commodities, taxa de câmbio, preço do petróleo

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar os efeitos das variações da taxa de câmbio e dos preços de petróleo sobre os preços das commodities brasileiras. Foram realizados vários procedimentos relacionados com séries temporais: Testes de raiz unitária; Causalidade à Granger; Cointegração de Jonhasen; Estimação e análise do Modelo Vetorial de Correção de Erro (VEC); Decomposição da variância dos erros de previsão e estimação da função de resposta a impulso. O período analisado corresponde a janeiro de 2002 a maio de 2012. Os resultados dos testes de raiz unitária Dickey-Fuller Aumentado e Phillips-Perron demonstraram que todas as séries são integradas de ordem 1, ou seja I(1). O teste de cointegração de Johansen confirma a existência de relação de longo prazo entre as variáveis. A partir da aplicação do teste de causalidade à Granger constatou-se que os preços das commodities causam os preços do petróleo. Tal constatação contrariou a hipótese de estudo em que os preços do petróleo causariam os preços das commodities. Assim sendo, realizou-se a estimação do Modelo Vetorial de Correção de Erro com base no teste de Causalidade à Granger e também considerando a hipótese de estudo, os resultados apontaram que ambos têm respaldo econômico.

Biografia do Autor

Elenildes Santana Pereira, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Doutoranda em Economia  do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa (ISEG/UL). 

Professora Assistente do Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Santa Cruz (DCEC/UESC).

 

Joaquim Ramos Silva, Universidade de Lisboa (UL)

Professor Doutor Associado com agregação do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa (ISEG/UL)

Sinézio Fernandes Maia, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutor em Economia (PIMES/UFPE); Professor Adjunto IV do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB/PPGE)

Downloads

Publicado

2017-09-20

Como Citar

Pereira, E. S., Silva, J. R., & Maia, S. F. (2017). Os efeitos da taxa de câmbio e dos preços do petróleo nos preços internacionais das commodities brasileiras. Revista Econômica Do Nordeste, 48(1), 131–144. https://doi.org/10.61673/ren.2017.280

Edição

Seção

Artigos