MERCADO DE TRABALHO E DIFERENCIAIS DE RENDIMENTOS NO EMPREGO FORMAL NO CEARÁ – 2000-2014.

Autores

  • Luís Abel da Silva Filho Universidade Regional do Cariri - URCA; Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP.
  • Bruno César Brito Miyamoto Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
  • José Márcio dos Santos Universidade Regional do Cariri - URCA

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2017.282

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar os diferenciais de rendimentos no mercado de trabalho cearense, considerando-se somente os trabalhadores ocupados no setor formal da economia. Para cumprir o objetivo foram utilizados microdados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE) para o período de 2000-2014. Paralelamente, por meio de uma revisão da literatura e utilizando de equações Mincerianas de rendimentos, a partir dos métodos de Modelo Linear Generalizado com dados empilhados, Mínimos Quadrados Ordinários (Cross Section), Regressões Quantílicas (Cross Section), foi analisado o padrão dos diferenciais de renda no mercado de trabalho do Ceará. Os resultados mostram que há diferenciais de rendimentos em favor dos mais escolarizados, com mais tempo de permanência do emprego, e do sexo masculino. Além disso, todas as mesorregiões do Ceará têm logaritmo do salário inferior ao da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Isso mostra que ainda há diferenciais de rendimentos do trabalho no setor formal da economia cearense, apesar de todos os coeficientes registrarem redução ao longo dos anos. Todos os resultados foram ratificados por todos os métodos empíricos utilizados neste artigo.

Biografia do Autor

Luís Abel da Silva Filho, Universidade Regional do Cariri - URCA; Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP.

Economista: É BACHAREL em CIÊNCIAS ECONÔMICAS pela Universidade Regional do Cariri - URCA; Possui MESTRADO em ECONOMIA pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN; é Estudante de DOUTORADO em CIÊNCIAS ECONÔMICAS pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas - IE-UNICAMP; PROFESSOR do Departamento de Economia da Universidade Regional do Cariri - URCA. Foi Bolsista Assistente de Pesquisa III do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA (Pesquisador Visitante de fevereiro de 2014 a fevereiro de 2015); Vencedor do Prêmio BNB de Economia 2015 (categoria melhor Artigo); é Líder do Laboratório de Estudos Avançados em Economia Contemporânea Aplicada - LAEC - CNPq. Possui várias publicações em periódicos relevantes nacionais e internacionais (Quális CAPES); tem vários artigos publicados em Anais de congressos nacionais e internacionais; Desenvolve pesquisas em Economia do Trabalho, Economia Regional, Economia Agrícola, Economia Internacional e Economia do Setor Público, sendo que em todas essas áreas constam trabalhos publicados em periódicos conceituados pela CAPES.

Bruno César Brito Miyamoto, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Possui Graduação em Administração pela Universidade Estadual Paulista - UNESP; É Mestre em Economia Agrícol e Agrária e Atualmente cursa o Doutorado em Economia Agrícola e Agrária pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp. Atua na área de economia agrícola e dos recursos naturais especificamente nos temas: biotecnologia agrícola, inovação tecnológica e mudanças climáticas. 

José Márcio dos Santos, Universidade Regional do Cariri - URCA

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Regional do Cariri (2004) e mestrado em Economia do Trabalho pela Universidade Federal da Paraíba (2008). Atuou como professor nos cursos de economia da Universidade Federal da Paraíba e Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade Acadêmica de Serra Talhada. Atualmente é Professor Assistente do Departamento de Economia da Universidade Regional do Cariri (URCA). Atua nas seguintes áreas de pesquisa: Economia Brasileira, Economia Regional, Macroeconomia e Economia do Trabalho.

Downloads

Publicado

2018-02-28

Como Citar

da Silva Filho, L. A., Brito Miyamoto, B. C., & dos Santos, J. M. (2018). MERCADO DE TRABALHO E DIFERENCIAIS DE RENDIMENTOS NO EMPREGO FORMAL NO CEARÁ – 2000-2014. Revista Econômica Do Nordeste, 48(4), 25–44. https://doi.org/10.61673/ren.2017.282

Edição

Seção

Artigos