Despesas municipais nordestinas: uma análise empírica a partir da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF)

Autores

  • Thyago Bezerra de Luna URCA
  • William Gledson e Silva UERN/UFRN
  • Luís Abel da Silva Filho Universidade Regional do Cariri - URCA; Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP.

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2017.284

Resumo

a descentralização fiscal no Brasil, assegurada pela Constituição Federal de 1988 foi responsável por uma série de consequências as finanças públicas do país, sendo necessária a implementação da Lei de Responsabilidade Fiscal para o controle das finanças públicas brasileiras. Diante disso, o artigo tem o objetivo de analisar as despesas municipais no Nordeste do país, a partir de uma leitura institucional da LRF. Para tanto, recorre-se a revisão da literatura; e, em seguida, aos dados da Secretaria do Tesouro Nacional para a construção de indicadores e a analise de regressão múltipla aqui proposta. Os resultados mostram que há um aumento considerável das despesas per capita e em todas as rubricas, independente do grupo de municípios analisados. Ademais, os indicadores mostram que houve redução das despesas em quase todas as rubricas comparando o primeiro ao último ano em análise. Com isso, fica evidente relativo ajuste das fianças públicas municipais no Nordeste ao longo dos anos, recomendados pela LRF.

Biografia do Autor

Luís Abel da Silva Filho, Universidade Regional do Cariri - URCA; Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP.

Economista: É BACHAREL em CIÊNCIAS ECONÔMICAS pela Universidade Regional do Cariri - URCA; Possui MESTRADO em ECONOMIA pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN; é Estudante de DOUTORADO em CIÊNCIAS ECONÔMICAS pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas - IE-UNICAMP; PROFESSOR do Departamento de Economia da Universidade Regional do Cariri - URCA. Foi Bolsista Assistente de Pesquisa III do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA (Pesquisador Visitante de fevereiro de 2014 a fevereiro de 2015); Vencedor do Prêmio BNB de Economia 2015 (categoria melhor Artigo); é Líder do Laboratório de Estudos Avançados em Economia Contemporânea Aplicada - LAEC - CNPq. Possui várias publicações em periódicos relevantes nacionais e internacionais (Quális CAPES); tem vários artigos publicados em Anais de congressos nacionais e internacionais; Desenvolve pesquisas em Economia do Trabalho, Economia Regional, Economia Agrícola, Economia Internacional e Economia do Setor Público, sendo que em todas essas áreas constam trabalhos publicados em periódicos conceituados pela CAPES.

Downloads

Publicado

2017-10-17

Como Citar

Bezerra de Luna, T., Gledson e Silva, W., & da Silva Filho, L. A. (2017). Despesas municipais nordestinas: uma análise empírica a partir da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Revista Econômica Do Nordeste, 48(2), 101–110. https://doi.org/10.61673/ren.2017.284

Edição

Seção

Artigos