A evolução da pluriatividade nos Estados de São Paulo e Pernambuco no período de 2001 a 2007

Autores

  • Cristiane Feltre Universidade Católica de Campinas - PUC/Campinas
  • Carlos Jose Caetano Bacha Universidade de São Paulo - USP

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2010.293

Palavras-chave:

Pluriatividade. Fatores promotores. Desigualdades rurais regionais. Pernambuco. São Paulo.

Resumo

Este artigo analisa a evolução da pluriatividade nos Estados de São Paulo e Pernambuco entre os anos de 2001 e 2007. Utiliza o método da análise estatística da dimensão e evolução de variáveis chave calculadas a partir dos microdados das Pesquisas Nacionais por Amostra de Domicílios (PNADs). Constata que o número relativo de famílias pluriativas é maior em Pernambuco do que em São Paulo. Além disso, observa também que a união entre atividades agropecuárias e não-agropecuárias na família incrementa a renda familiar, especialmente em Pernambuco. Destaca a relevância de se realizarem estudos sobre as especificidades regionais para a elaboração de políticas de desenvolvimento rural.

Biografia do Autor

Cristiane Feltre, Universidade Católica de Campinas - PUC/Campinas

É doutora e mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos, possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Trabalhou com a análise de políticas públicas a partir da utilização dos índices de desenvolvimento humano e condições de vida na graduação. No mestrado e doutorado, o foco de análise foram as transações de cana-de-açúcar e produção de sementes. Atualmente é professora extensionista, em regime de dedicação integral (40hs), da PUC-CAMPINAS e coordenadora do projeto Observatórios de Conjuntura e Políticas Públicas da Região Metropolitana de Campinas desenvolvido juntamente à Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PROEXT). Nesta universidade ministra aulas nos cursos de graduação em Administração e Ciências Econômicas. Atua principalmente nos seguintes temas: Políticas públicas, Organização Industrial (OI) e Nova Economia Institucional (NEI).

Carlos Jose Caetano Bacha, Universidade de São Paulo - USP

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1983), doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo (1988) e pós-doutorado pela University of Illinois at Urbana-Champaign no período de 2000/01. Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Teoria Econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas agrícolas e florestais, desenvolvimento setorial e mercados de produtos florestais.

Downloads

Publicado

2017-03-21

Como Citar

Feltre, C., & Bacha, C. J. C. (2017). A evolução da pluriatividade nos Estados de São Paulo e Pernambuco no período de 2001 a 2007. Revista Econômica Do Nordeste, 41(1), 41–56. https://doi.org/10.61673/ren.2010.293

Edição

Seção

Artigos