Ciclos de produção e preços na cultura cafeeira

Autores

  • Rômulo José Soares Miranda Universidade Federal de Viçosa - UFV
  • Elaine Aparecida Fernandes Universidade Federal de Viçosa - UFV
  • Orlando Monteiro da Silva Universidade Federal de Viçosa - UFV

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2010.295

Palavras-chave:

Café. Análise espectral. Ciclos. Séries temporais.

Resumo

Constata que a cultura do café teve sempre uma importância primordial para a economia brasileira, com destacada participação nas receitas cambiais, na transferência de renda entre setores e na formação de capital no setor agrícola nacional. Outro fator que privilegia o Brasil na produção cafeeira é o fato de sua produção ser em larga escala e diversificada, ao contrário da maioria dos demais países produtores, que se especializaram na produção de uma única espécie. Contudo, a persistência de grandes flutuações nos preços e nas quantidades produzidas foi sempre um sério problema para o setor. Este estudo, utilizando-se das análises de tendência e espectral analisa o comportamento da produção e preço de café no período de 1900 a 2006. Os resultados indicaram a existência de ciclos médios nos preços e na produção, com durações de 6 e 2,5 anos, respectivamente. Conclui que a existência de flutuações cíclicas nos preços do café pode provocar instabilidade tanto na renda do produtor como nas despesas dos consumidores. Essa instabilidade pode gerar desestímulos na produção em períodos de preços baixos, ou excesso de produção em decorrência de preços elevados.

Biografia do Autor

Rômulo José Soares Miranda, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Bacharel em Ciências Econômicas, especialista em Controladoria e Finanças e mestre em Economia pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente, trabalha como Analista Fiscal e de Regulação Econômica na Agência Reguladora dos Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (ARSAE-MG). Ex-funcionário do Banco do Brasil (BB S.A.) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Tem experiência em análises de viabilidade econômica de projetos, métodos econométricos, mercado financeiro, análise envoltória de dados e nas áreas de Economia e Finanças, Economia Agrária e dos Recursos Naturais, Microeconomia e Eficiência Econômica.

Elaine Aparecida Fernandes, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Viçosa (2000), mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2003) e doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2006). Atualmente, é professora Associada I desta Universidade. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Meio Ambiente e Economia Internacional, atuando principalmente nos seguintes temas: degradação ambiental, indicadores ambientais, investimento direto, competitividade e inovação.

Orlando Monteiro da Silva, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Possui graduação em Agronomia (1976) e mestrado em Economia Rural (1979) pela Universidade Federal de Viçosa. É PhD em Economia pela North Carolina State University (1990), onde também fez um pós-doutorado (1997). Tem especialização em Integração Econômica pelo El Colégio de México, 1995. Atualmente é ProfessorTitular da Universidade Federal de Viçosa, na área de Economia Internacional do Depto de Economia, atuando como orientador nos cursos de pós-graduação em Economia Aplicada, Administração e Economia da UFV. Foi Coordenador do Curso de Ciências Econômicas, Chefe do Depto de Economia, Diretor Substituto do Centro de Ciências Humanas e Membro do Conselhos de Pesquisa e Universitário da UFV. Foi membro da Câmara de Ciências Humanas da FAPEMIG e Presidente da Fundação Arthur Bernardes. Suas publicações tem sido nas áreas de Economia, com ênfase nas Relações do Comércio; Política Comercial; Integração Econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: economia agrícola, interdependência de mercado e competitividade.

Downloads

Publicado

2017-03-21

Como Citar

Miranda, R. J. S., Fernandes, E. A., & da Silva, O. M. (2017). Ciclos de produção e preços na cultura cafeeira. Revista Econômica Do Nordeste, 41(1), 181–198. https://doi.org/10.61673/ren.2010.295

Edição

Seção

Artigos