Desempenho competitivo dos fruticultores cearenses em diferentes áreas irrigadas

Autores

  • Eliane Pinheiro de Sousa Universidade Federal de Viçosa - UFV
  • Antônio Carvalho Campos Universidade Federal de Viçosa - UFV

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2010.296

Palavras-chave:

Desempenho Competitivo. Produtores de Frutas. Ceará.

Resumo

Este estudo objetiva identificar os determinantes da competitividade dos produtores de frutas nas regiões do Baixo Acaraú, Baixo Jaguaribe, Cariri, Centro-Sul, Metropolitana e Ibiapaba, mensurar um índice de desempenho competitivo desses fruticultores e fazer uma análise comparativa entre os perfis competitivos nas diferentes regiões do Estado do Ceará. Para tal, emprega os métodos de análise fatorial e de regressão múltipla. Os resultados do índice de desempenho competitivo indicam que, dos 150 fruticultores entrevistados, nenhum deles apresentou alto grau de desempenho competitivo, e apenas quatro tiveram um nível intermediário de desempenho competitivo. A análise de regressão confirma relação positiva entre a renda bruta anual e os fatores de competitividade analisados.

Biografia do Autor

Eliane Pinheiro de Sousa, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Possui Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (1998), Mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará (2002), Doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2010) e Pós-Doutorado em Economia Aplicada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (2015). Atualmente é professora adjunta do Departamento de Economia da Universidade Regional do Cariri (URCA).

Antônio Carvalho Campos, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Possui graduação em Engenharia Agronômica, Diversificação em Economia Rural, pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (1969), mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (1971) e doutorado em Agricultural Economics - Oklahoma State University (1978). Pós-doutorado em Applied General Equilibrium - Purdue University (1990). Atualmente, é professor titular da Universidade Federal de Viçosa, onde leciona as disciplinas de Economia Internacional I e II para o Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada e a disciplina de Relações Internacionais para a Graduação. As linhas de pesquisa atualmente desenvolvidas pelo docente contemplam: Políticas Públicas e Desenvolvimento; Competitividade, Integração Econômica, Globalização e Interdependência de Mercados e Cenários Macroeconômicos Internacionais. Na primeira, avalia os aspectos relacionados com a formação, evolução e distribuição da renda, os fatores condicionantes da mudança tecnológica e os efeitos das políticas de intervenção do Estado na atividade econômica. Na segunda, aborda os impactos da formação de acordos regionais de comércio, das negociações multilaterais no âmbito da Organização Mundial do Comércio - OMC, da cooperação internacional no crescimento econômico e as estratégias comerciais brasileiras. Finalmente, na terceira, estuda temas e problemas associados com os efeitos de choques externos, provenientes de variações nas taxas de juros e de câmbio, e, ainda, os efeitos de mudanças nos fluxos internacionais de capital e do investimento direto estrangeiro no Brasil. Foi Técnico-Pesquisador da EMBRAPA, Ministério da Agricultura, lotado na sede do Ministério em Brasília. Atuou como membro efetivo do Ministério da Agricultura junto ao Conselho Interministerial de Preços - CIP. Foi presidente do Conselho Deliberativo do Instituto de Seguridade Social AGROS da UFV e, também, seu Diretor Geral. Assumiu várias posições na administração das atividades acadêmicas na UFV. Na área de integração institucional, coordenou vários convênios de pesquisa entre a UFV e outras instituições brasileiras. Na área de cooperação internacional, foi Coordenador Nacional de Projeto dentro do Programa CAPES/FIPSE, que visa o desenvolvimento de projetos comuns de intercâmbio para a educação superior entre o Brasil e os Estados Unidos da América. Em novembro de 2007, foi empossado como membro da Academia Brasileira de Ciências Econômicas, Políticas e Sociais, na Cadeira No. 6, patrono Vilfredo Pareto.

Downloads

Publicado

2017-03-21

Como Citar

de Sousa, E. P., & Campos, A. C. (2017). Desempenho competitivo dos fruticultores cearenses em diferentes áreas irrigadas. Revista Econômica Do Nordeste, 41(1), 155–166. https://doi.org/10.61673/ren.2010.296

Edição

Seção

Artigos