Convergência em renda implica convergência em desigualdade e pobreza? um estudo para Minas Gerais

Autores

  • Márcio Antônio' Salvato Instituto Brasileiro de Mercados de Capitais - IBMEC/MG
  • Jonathan de Souza Matias Instituto Brasileiro de Mercados de Capitais - IBMEC/MG

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2010.306

Palavras-chave:

Convergência. Desigualdade. Pobreza. Cadeias de Markov.

Resumo

Constata que a partir de Solow, os modelos propõem analisar os fatores que determinam o crescimento da renda per capita de uma economia, bem como a proposição de convergência ou a formação de clubes de convergência entre as regiões e países. Pressupõe que as medidas de desigualdade e pobreza dependem da distribuição de renda e que um processo de convergência é caracterizado por uma mudança específica da distribuição. A partir daí, questiona se esta mudança é suficiente para gerar convergência em desigualdade e em pobreza. Assim, o artigo analisa empiricamente se convergência em renda implica convergência em desigualdade e pobreza, usando o método de Cadeias de Markov para o caso discreto, a partir das informações municipais dos censos de 1991 e 2000 para o Estado de Minas Gerais. O índice de desigualdade não apresenta sensibilidade à convergência, embora não se rejeite a hipótese de formação de clubes de convergência em renda per capita e em pobreza para municípios e mesorregiões. A evidência empírica aponta que a ocorrência de convergência de renda per capita entre municípios não é suficiente para uma melhoria na distribuição de desigualdade de renda interna entre os mesmos.

Biografia do Autor

Márcio Antônio' Salvato, Instituto Brasileiro de Mercados de Capitais - IBMEC/MG

MARCIO ANTONIO SALVATO, Doutor em Economia pela Escola de Pós-graduação em Economia (EPGE) da Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ). Professor Adjunto do IBMEC-MG. Coordenador do Curso de Economia do IBMEC-MG. Professor visitante dos programas de doutorado da EPGE/FGV-RJ e FUCAPE-ES. Professor da pós-graduação do IBMEC-MG. Membro do Laboratório de Estudos da Pobreza (LEP) do CAEN-UFC. Área de Pesquisa: Macroeconometria. Temas de Estudo: Desenvolvimento/Crescimento, Desigualdade, Educação, Pobreza, Bem-estar, Teoria do Consumo, dentre outros.

Jonathan de Souza Matias, Instituto Brasileiro de Mercados de Capitais - IBMEC/MG

Tem experiência na área de Acadêmica, com ênfase em Métodos Quantitativos Aplicados às Ciências Sociais e Engenharia. Atualmente é professor de Cálculo III em Economia, Cálculo III em Engenharia, Econometria I, Econometria II, Econometria III, Estatística Aplicada e Métodos Quantitativos Aplicados a Contabilidade. Em termos de pesquisa científica, seus principais temas são: Crescimento Econômico, Desigualdade, Pobreza.

Downloads

Publicado

2017-03-24

Como Citar

Salvato, M. A., & Matias, J. de S. (2017). Convergência em renda implica convergência em desigualdade e pobreza? um estudo para Minas Gerais. Revista Econômica Do Nordeste, 41(2), 267–288. https://doi.org/10.61673/ren.2010.306

Edição

Seção

Artigos