Mercado de crédito de carbono: a construção de uma agenda de intervenção pública na Bahia

Autores

  • Simone Uderman Universidade Federal da Bahia - UFBA

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2010.310

Palavras-chave:

Mercado de Crédito de Carbono. Políticas Públicas. Bahia (Brasil).

Resumo

Sistematiza informações sobre o funcionamento do mercado de crédito de carbono e esboçar uma visão acerca do processo de construção de uma agenda de intervenção pública na Bahia. Contextualiza o objeto de pesquisa e discute a relevância da problemática ambiental e da instituição de mecanismos de financiamento que associam aos propósitos de expansão da economia preocupações com a sustentabilidade. Apresenta o Protocolo de Quioto, que estabelece metas de redução da emissão de gases poluentes e parâmetros para a formulação de políticas públicas. Descreve as principais características do mercado de carbono, enfocando os Certificados de Emissão Reduzida criados no âmbito do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo. Reúne informações sobre a participação do Brasil no mercado de carbono mundial e a situação dos projetos localizados na Bahia. Apresenta, também, algumas formas de apoio financeiro disponíveis para a estruturação de projetos Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) no país. Por fim, discute a construção de uma agenda de intervenção pública na Bahia, arrolando ações voltadas para fomentar o debate e sustentar a formatação de instrumentos de apoio ao desenvolvimento de projetos.

Biografia do Autor

Simone Uderman, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Bahia (1987), mestrado em Economia pela Universidade Federal da Bahia (1992) e doutorado em Administração pela Universidade Federal da Bahia (2007). É analista de desenvolvimento industrial da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e professora titular da Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Desenvolvimento Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas, financiamento do desenvolvimento,indústria e inovação.

Downloads

Publicado

2017-03-24

Como Citar

Uderman, S. (2017). Mercado de crédito de carbono: a construção de uma agenda de intervenção pública na Bahia. Revista Econômica Do Nordeste, 41(2), 227–248. https://doi.org/10.61673/ren.2010.310

Edição

Seção

Artigos