O Programa Agente Rural e seu impacto sobre nível tecnológico e geração de renda das famílias assistidas do estado do Ceará

Autores

  • Verônica Sousa Ferreira Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Ahmad Saeed Khan Universidade Federal do Ceará - UFC
  • José Sydrião de Alencar Júnior Banco do Nordeste - BNB

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2010.311

Palavras-chave:

Avaliação. Agente Rural. Nível Tecnológico. Renda.

Resumo

Tem como objetivo avaliar o Programa Agente Rural (Par), através da análise da qualidade dos serviços prestados, e seu desempenho sobre o dos produtores assistidos no Estado do Ceará. Para tal finalidade, realizou-se um levantamento de dados primários nos municípios de Baturité, Iguatu e Quixadá, com 90 questionários: 45 para produtores assistidos e 45 para os produtores não-assistidos, selecionados aleatoriamente. Realizaram-se os testes t-Student e H de Kruskall-Wallis para comparação das médias e proporções, respectivamente, a fim de mensurar o impacto do programa sobre os produtores assistidos no Estado do Ceará. A avaliação dos produtores no que diz respeito à qualidade dos serviços prestados pelos agentes rurais é satisfatória. Comparando os grupos de produtores, verifica-se que os assistidos pelo Par apresentam maior nível tecnológico em relação aos não-assistidos. O Par apresenta impactos positivos na renda dos produtores assistidos. Isso mostra que, apesar de o número de agentes nos municípios ainda ser pequeno para atender a demanda existente, o programa tem beneficiado as famílias assistidas.

Biografia do Autor

Verônica Sousa Ferreira, Universidade Federal do Ceará - UFC

Mestre em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará. Especialista em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Ceará. Engenheira Agrônoma pela Universidade Federal do Ceará.

Ahmad Saeed Khan, Universidade Federal do Ceará - UFC

Possui graduação em Agronomia - West Pakistan Agricultural University (1968), mestrado em Economia - Colorado State University (1973), mestrado em Economia Agrícola - West Pakistan Agricultural University (1970) e doutorado em Economia Agrícola e Recursos Naturais - Oregon State University (1977). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Ceará, membro do conselho editorial de várias revistas científicas. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economias Agrária e dos Recursos Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: Agricultura familiar, desenvolvimento sustentável, avaliação das políticas públicas, inovação tecnológica, geração de emprego e renda.

José Sydrião de Alencar Júnior, Banco do Nordeste - BNB

Possui graduação em Economia pela Universidade Federal do Ceará (1980), graduação em Direito pela Universidade de Fortaleza (1999), mestrado em Economia pela Universidade Federal do Ceará (1991) e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2006). Atualmente é professor da área de Economia Internacional da Universidade de Fortaleza e membro do Escritório de Negócios da UNIFOR e exerceu as funções de Superintendente do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste -ETENE e Diretor de Gestão de Desenvolvimento do Banco do Nordeste, Presidente do Conselho Regional de Economia - CORECON-CE, Presidente do Sindicato dos Economistas do Ceará, membro do Conselho de Administração da Fundação Getúlio Vargas - FGV. Pesquisador do IICA. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Regional, Economia do Meio Ambiente e Economia Internacional, atuando nos seguintes temas: economia internacional, economia regional, economia agrícola, ciência política, tecnologia, pobreza e comércio exterior.

Downloads

Publicado

2017-03-24

Como Citar

Ferreira, V. S., Khan, A. S., & de Alencar Júnior, J. S. (2017). O Programa Agente Rural e seu impacto sobre nível tecnológico e geração de renda das famílias assistidas do estado do Ceará. Revista Econômica Do Nordeste, 41(2), 305–330. https://doi.org/10.61673/ren.2010.311

Edição

Seção

Artigos