Decomposição do índice Theil-T: uma análise da desigualdade de renda para os estados nordestino

Autores

  • Renata de Melo Caldas Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Tatiane Almeida de Menezes Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2010.319

Palavras-chave:

Desigualdade de Renda. Decomposição. Nordeste. Theil-T.

Resumo

Este trabalho realiza uma decomposição do índice Theil-T em cinco níveis: inter-rural/urbano, intergêneros, inter-racial, intergrupos educacionais e intragrupos educacionais. Utiliza dados da Pesquisa Nacional por amostra de Domicílios, para os anos 1996, 1999, 2001 e 2006. Entre os resultados, encontra que a distribuição de renda é menos desigual no Brasil do que no Nordeste e em seus respectivos estados; que houve redução da desigualdade em cinco estados nordestinos; que as disparidades de renda urbana e rural também se reduziram, tanto no Brasil quanto no Nordeste, mas não em todos os estados nordestinos; 26,58% da desigualdade de renda brasileira é explicada pela desigualdade intergrupo educacional, enquanto 28,44% da desigualdade nordestina é explicada por este grupo. A participação do componente intragrupo educacional é extremamente elevada, o que indica que existem outros fatores não-identificados que explicam mais da metade da desigualdade de renda tanto para o Brasil quanto para os estados estudados.

Biografia do Autor

Renata de Melo Caldas, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Pernambuco (2009) e mestre em Economia pelo PIMES/UFPE. Atualmente é doutoranda em Economia pelo PIMES. Tem experiência na área de Desenvolvimento Econômico, atuando principalmente nos temas relacionados à aglomerações industriais, desigualdade de renda e pobreza.

Tatiane Almeida de Menezes, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Tatiane Almeida de Menezes é Professora Associada do Departamento de Economia da UFPE, onde atua na graduação e na pós-graduação, lecionando cursos na área de Economia Regional e Urbana, Micro-econometria e Economia do Trabalho. Sua principal linha de pesquisa inclui-se no campo de análise do desenvolvimento regional. Seus trabalhos empregam o instrumental econométrico para compreensão da distribuição especial da renda, com especial interesse no caso brasileiro. Seus estudos se concentram nas subáreas: saúde, educação, pobreza e avaliação de políticas públicas. Possui experiência como consultora de agências internacionais de desenvolvimento, tais como Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e CIRAD-Fraça. A Professora Tatiane é uma das editoras do livro: Gasto e consumo das famílias brasileiras contemporâneas volumes 1 e 2 (IPEA 2007), além de possuir diversas publicações, nacionais e internacionais. Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Economia da Saúde-PPGGES (2012-2015) e atualmente é Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Economia da UFPE-PIMES. É membro da Associação Brasileira de Estudos Regionais (ABER) e da Regional Science Association International-RSAI. Foi Professora Visitante da Yale University no ano de 2004 e atualmente encontra-se como Pesquisadora Visitante da London School of Economics.

Downloads

Publicado

2017-03-24

Como Citar

Caldas, R. de M., & de Menezes, T. A. (2017). Decomposição do índice Theil-T: uma análise da desigualdade de renda para os estados nordestino. Revista Econômica Do Nordeste, 41(3), 433–454. https://doi.org/10.61673/ren.2010.319

Edição

Seção

Artigos