Indicador de acessibilidade para análise do desenvolvimento regional

Autores

  • Carla Cristina Aguilar de Souza Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Ricardo Silveira Martins Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Lízia Figueiredo Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Mauro Borges Lemos Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2010.321

Palavras-chave:

Economia Espacial. Transporte. Comércio Inter- Regional. Desenvolvimento Regional.

Resumo

Este trabalho desenvolve um índice de acessibilidade que capture as especificidades da economia brasileira e possa ser aplicado para estudos que relacionam infraestrutura de transporte e desenvolvimento regional. Discute os indicadores usualmente utilizados, tais como custo de transporte, custo logístico e índice de acessibilidade, buscando identificar como as diversidades de situações e interesses podem implicar a adequação desses indicadores. O contexto do estudo é o aprofundamento da compreensão sobre a adequação dos indicadores para a realidade brasileira, em algumas situações de pesquisa científica e do planejamento urbano e regional. O Indicador encontrado está de acordo com a literatura de desenvolvimento regional brasileiro e mostra que a participação na renda não é fator determinante na classificação de acessibilidade.

Biografia do Autor

Carla Cristina Aguilar de Souza, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997), mestrado em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002) e doutorado em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007). Atualmente é Professora Dra. da Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho/Fundação João Pinheiro e pesquisadora do Centro de Estatística e Informação/Fundação João Pinheiro. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Regional e Urbana. Atua no cálculo do PIB de Minas Gerais, Matriz Insumo-Produto e nos temas: fatores de atração, shift-share, aglomeração, macroeconomia, dinâmica das distribuções de renda, economia dos transportes e crescimento econômico.

Ricardo Silveira Martins, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), atualmente em Ano Sabático (fev 2016- Jan 2017) com a Prof. Barbara Flynn na Kelley School of Business/Indiana University. O projeto de pesquisa que está desenvolvendo propõe a integração das áreas de Estratégia de operações, Marketing industrial e Geografia Econômica para avaliar as estratégias de cadeias de suprimentos que se formam em condições que não aquelas convencionais e influenciadas pelas variáveis tradicionais do mercado, no caso em regiões periféricas atraídas por incentivos fiscais. É responsável por disciplinas de Operações, Logística e Cadeias de Suprimentos nos níveis de Mestrado e Doutorado no Centro de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (Cepead) e na graduação em Administração. É coordenador do NIPELOG ? Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão em Logística. Desenvolveu diversos trabalhos de extensão nos processos logísticos de empresas de pequeno e médio portes e em diversos aglomerados (ou APLs), dentre eles, móveis, eletroeletrônicos, biotecnologia, fundição, confecções, laticínios e calçados.

Lízia Figueiredo, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989), mestrado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (1993) e doutorado em Economia - University of Nottingham (2002). Atualmente é professora associada da Faculdade de Ciências Econômicas - FACE/UFMG, sendo membro do CEDEPLAR. Leciona na área de macroeconomia, com ênfase em crescimento econômico, tema no qual orienta e desenvolve pesquisa. Também leciona e orienta em projeto mutlidisciplinar envolvendo Psicologia e Economia, com ênfase em tomada de decisão e fecundidade.

Mauro Borges Lemos, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1977), mestrado em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985) e doutorado em Economia - University of London (1992). Atualmente é Diretor-Presidente e Vice-Presidente do Conselho de Administração da Companhia Energética de Minas Gerais-Cemig, Cemig Distribuição S.A. e Cemig Geração e Transmissão S.A e Presidente do Conselho de Administração do Parque Tecnológico de Belo Horizonte (Representante da UFMG)Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Regional e Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: brasil, desenvolvimento regional, mercosul, minas gerais e sistema agroalimentar.

Downloads

Publicado

2017-03-24

Como Citar

de Souza, C. C. A., Martins, R. S., Figueiredo, L., & Lemos, M. B. (2017). Indicador de acessibilidade para análise do desenvolvimento regional. Revista Econômica Do Nordeste, 41(3), 581–598. https://doi.org/10.61673/ren.2010.321

Edição

Seção

Artigos