Interação econômica Pernambuco-Portugal: implicações sobre a economia estadual (2004-2006)

Autores

  • Robson Góes de Carvalho Universidade de Pernambuco - UPE
  • Alcides Jerônimo de Almeida Tenório Junior Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru - Fafica/PE
  • Tiago Farias Sobel Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Leonardo Ferraz Xavier Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Ecio de Farias Costa Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2010.323

Palavras-chave:

Portugal. Pernambuco. Análise de insumo-produto.

Resumo

Nas últimas quatro décadas, o elevado grau de afinidade cultural luso-brasileira vem fazendo com que os laços econômicos entre ambas as nações se estreitem bastante, seguindo as alterações correntes na economia global. Contudo, estas relações vêm evoluindo em variadas intensidades nas diferentes localidades do Brasil. Neste contexto, Pernambuco se destaca como uma das federações brasileiras que possuem um bom nível de relacionamento com Portugal, porém ainda não aproveitado em sua plenitude. Diante dessa realidade, este trabalho tem como objetivo apresentar um levantamento detalhado das relações existentes entre Pernambuco e Portugal e mensurar seus impactos sobre a economia estadual, utilizando como ferramenta a Matriz de Insumo-Produto de Pernambuco (MIP-PE) do ano de 1999. De um modo geral, conclui que os portugueses participam efetivamente das movimentações econômicas pernambucanas, principalmente no que se refere ao item “turismo”.

Biografia do Autor

Robson Góes de Carvalho, Universidade de Pernambuco - UPE

Possui graduação em Ciências Econômica pela Universidade Católica de Pernambuco (2004). Mestre em Economia pela Unifersidade Federal de Pernambuco - UFPE (PIMES). Atualmente é professor assistente II da Universidade de Pernambuco - UPE e professor assistente I da Faculdade Asces. Tem experiência na área de Economia e Matemática Financeira, com ênfase em Economia Regional e Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: matriz de insumo-produto, análise setorial, pib, açúcar, cana-de-açúcar e turismo.

Alcides Jerônimo de Almeida Tenório Junior, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru - Fafica/PE

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (2003), especialização em Gestão Organizacional pela Universidade de Pernambuco (2005), e mestrado profissional em economia pela Universidade Federal de Pernambuco (2008). Ex professor da Universidade de Pernambuco. Atualmente é analista do IBGE, além de professor e pesquisador institucional da Faculade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Internacional e o protocolo de Quioto, análises de insumo-produto, além da simulação de geração de créditos de carbono florestais utilizando modelo digital baseado na metodologia consolidada AM-AR 0007.

Tiago Farias Sobel, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Pernambuco (2003), mestrado em Economia pela Universidade Federal de Uberlândia (2006) e doutorado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (2011). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia agrícola e Teoria Econômica em geral, atuando principalmente nos seguintes temas: Vale do São Francisco, políticas públicas de desenvolvimento, pequenos agricultores e fruticultura irrigada.

Leonardo Ferraz Xavier, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Doutor em Economia pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal de Pernambuco, atua principalmente nas áreas de Economia Agrícola, Comércio Exterior, Desenvolvimento e Planejamento Econômico, bem como Projetos e Finanças Empresariais.

Ecio de Farias Costa, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Pernambuco (1995), M.S. em Agricultural and Applied Economics - University of Georgia (1998) e Ph.D. em Agricultural and Applied Economics - University of Georgia (2001). Pós-Doutorado em Economia Agrícola pela University of Georgia (2002). Atualmente é Professor Associado I da Graduação e Pós-graduação em Economia (PIMES) da Universidade Federal de Pernambuco e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, Nível II. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Relações do Comércio; Política Comercial; Agronegócios; Viabilidade Econômico-Financeira; Matriz de Insumo-produto; Desenvolvimento Econômico e Economia Regional. Consultor do BNB - Banco do Nordeste do Brasil, BNDES, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. Atua principalmente nos seguintes temas: Agronegócios no Nordeste, Fruticultura Irrigada, Comércio Internacional do Nordeste, Relações de Insumo-Produto de Pernambuco. Autor de mais de 50 artigos científicos e apresentador de mais de 200 artigos em congressos nacionais e internacionais. Orientador de Alunos de Mestrado e Doutorado.

Downloads

Publicado

2017-03-24

Como Citar

de Carvalho, R. G., Tenório Junior, A. J. de A., Sobel, T. F., Xavier, L. F., & Costa, E. de F. (2017). Interação econômica Pernambuco-Portugal: implicações sobre a economia estadual (2004-2006). Revista Econômica Do Nordeste, 41(3), 621–652. https://doi.org/10.61673/ren.2010.323

Edição

Seção

Artigos