Interdependência e encadeamento das exportações setoriais e os modais de transporte: um enfoque de insumo-produto

Autores

  • Admir Antonio Betarelli Junior Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
  • Suzana Quinet de Andrade Bastos Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
  • Fernando Salgueiro Perobelli Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2010.324

Palavras-chave:

Insumo-produto. Coeficientes de Requerimentos. Encadeamentos Modais de Transportes. Exportação.

Resumo

Este artigo analisa as interdependências e encadeamentos entre as exportações dos setores econômicos e os principais modais de transporte (rodoviário, ferroviário, fluvial, aéreo e marítimo) na economia brasileira. Para esse propósito, é utilizada uma matriz híbrida intersetorial de insumo-produto brasileira, incorporando como setores os modais de transporte. Com essa matriz, calculam-se os coeficientes de requerimentos, os índices de Rasmussem-Hirshman, as estatísticas de variabilidade e o campo de influência. Os resultados encontrados apontam que, pelo lado dos modais de transporte, o rodoviário, ferroviário e marítimo classificam-se como os modais-chave para a exportação brasileira. Pelo lado dos setores, a atividade siderúrgica, além de exercer as mais fortes pressões sobre a demanda dos modais ferroviário e marítimo, representa o setor mais importante da economia, uma vez que os seus encadeamentos (para frente e trás) afetam e influenciam um grande número de atividades produtivas.

Biografia do Autor

Admir Antonio Betarelli Junior, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Possui Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Metodista de Piracicaba (2005), Mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2007) e Doutorado em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013), com Doutorado-sanduíche na Universidade de Illinois Urbana-Champaign (2011-2012). Atualmente é professor Adjunto da Faculdade de Economia da Universidade Federal de Juiz de Fora, Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada da UFJF e Colaborador da Conjuntura e Mercados Consultoria Jr, coordenando a pasta "Análise Setorial". Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Regional e Métodos e Modelos Matemáticos, atuando principalmente nos seguintes temas: Economia Regional e Urbana, Modelo de Insumo-Produto, Modelo de Equilíbrio Geral Computável, Análise Multivariada e Economia dos transportes.

Suzana Quinet de Andrade Bastos, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1981), Especialização em Economia Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983), Mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e Doutorado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é professora Associado 3 da Universidade Federal de Juiz de Fora e professora do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada da UFJF. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Desenvolvimento Econômico atuando principalmente nos seguintes temas: Economia Regional e Urbana, Desenvolvimento Econômico Local, Economia de Serviços, Economiada Saúde, Rede de Cidades, Arranjos Produtivos Locais, Minas Gerais, Zona da Mata e Juiz de Fora.

Fernando Salgueiro Perobelli, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1992), mestrado em Economia pela Universidade Federal Fluminense (1995) e doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal de Juiz de Fora e pesquisador do Laboratório de Análises Territoriais e Setoriais (LATES/UFJF). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento regional, insumo-produto, modelos de equilíbrio geral computável e análise setoriais (energia, transporte, saúde e serviços). Foi Coordenador do Programa de Pós-graduação em Economia (Mestrado/Doutorado) da UFJF entre 2006-2011; Presidente da Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos. entre 2011 e 2012 e Pró-reitor de Pós-graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora entre 2011 e 2012.

Downloads

Publicado

2017-03-24

Como Citar

Betarelli Junior, A. A., Bastos, S. Q. de A., & Perobelli, F. S. (2017). Interdependência e encadeamento das exportações setoriais e os modais de transporte: um enfoque de insumo-produto. Revista Econômica Do Nordeste, 41(3), 455–474. https://doi.org/10.61673/ren.2010.324

Edição

Seção

Artigos