Análise da transmissão de preços no mercado brasileiro de castanha de caju

Autores

  • Adelson Martins Figueiredo Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR
  • Hildo Meirelles de Souza Filho Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR
  • Carlos Enrique Guanziroli Universidade Federal Fluminense - UFF
  • Airton Saboya Valente Junior Banco do Nordeste do Brasil - BNB

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2010.328

Palavras-chave:

Castanha de Caju. Poder de Mercado. Transmissão de Preços. Competitividade.

Resumo

Este artigo investiga a transmissão dos preços entre exportadores de amêndoa da castanha de caju e produtores de castanha de caju em casca no Brasil. Por meio de modelo econométrico, realiza testes de causalidade e estimou-se a elasticidade de transmissão de preços. Os resultados demonstraram uma elasticidade de transmissão de 26,7% tanto para elevações quanto para baixas de preço. As margens tendem a aumentar quando os preços de exportação em reais sobem, e tendem a retornar para sua posição inicial quando os preços de exportação em reais caem. Esse mecanismo de redistribuição das margens é prejudicial para a competitividade da cadeia, pois cria conflitos entre agentes. Sugere o apoio às iniciativas institucionais que permitam reduzir assimetria de informações e formas mais eficientes de organização do mercado.

Biografia do Autor

Adelson Martins Figueiredo, Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR

É graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de São João del-Rei (2001), mestre (2004) e doutor (2007) em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa. Recebeu Prêmio Edson Potsch Magalhães pela autoria da Melhor Tese de Doutorado em Economia Rural (2008). Foi professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná ? UNIOESTE (2007-2008). Atualmente é professor da Universidade Federal de São Carlos ? Campus de Sorocaba, participando dos grupos de pesquisas em Economia Aplicada ? UFSCar e, em Agronegócio e Desenvolvimento Regional (GEPEC). Possui experiência em Economia com publicações nas seguintes áreas: Economia Internacional, Agricultura e Comércio Internacional, Política Agrícola, Microeconomia, Organização Industrial, Métodos Econométricos e Estatísticos, Modelos Insumo-Produto, Modelos Computáveis de Equilíbrio Geral e Viabilidade Econômica de Projetos de Investimentos.

Hildo Meirelles de Souza Filho, Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Viçosa (1983), mestrado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (1985) e doutorado em Agricultural Economics - University of Manchester (1996). Atualmente é professor da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento rural, agricultura familiar, reforma agrária, agroindústria e cadeias agroindustriais.

Carlos Enrique Guanziroli, Universidade Federal Fluminense - UFF

Possui graduação em Economia pela Universidade Nacional de Buenos Aires- UBA(1975), Mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro- COPPE (1983), Doutorado em Econômia - University College London- UCL (1990) e Pós Doutorado pela University of California UCSC (2003). Atualmente é professor titular na Faculdade de Economia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Pesquisador da FAO/ONU (1992-2002), UNICAMP/ Banco Mundial (2002-2004), do IICA/OEA (2004-2010), Cooperação Británica em Africa, LSE, e de outros projetos de pesquisa. Publicou 10 livros e 50 artigos nas áreas de agricultura familiar, agronegocio e cadeias agroindustriais. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Agrícola, atuando principalmente nos seguintes temas: cadeias agroindustriais, agricultura familiar, desenvolvimento rural, política agrícola, reforma agrária e agricultura.

Airton Saboya Valente Junior, Banco do Nordeste do Brasil - BNB

Possui graduação em Economia pela Universidade de Fortaleza (1985), Mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará (1988), Mestrado em Desenvolvimento Internacional pela University of Denver (2000), Mestrado em Planificação do Desenvolvimento Local pela Universidad de Valencia (2014), além de certificados em desenvolvimento no Massachusetts Institute of Technology-MIT, Swansea University, Brandon University e Universitat Autònoma de Barcelona. Doutorando em Desenvolvimento Territorial e Local pela Universidad de Valencia. Pesquisador do Banco do Nordeste do Brasil-BNB, coordenou as áreas de Avaliação de Programas; Estudos Agropecuários; Macroeconomia, Indústria e Serviços, as três áreas do BNB-ETENE. Professor do curso de especialização em Desenvolvimento Econômico da Universidade Federal do Ceará-UFC e do curso de Especialização em Internacionalização de Empresas da Universidade de Fortaleza-UNIFOR. Coordena a Revista BNB de Conjuntura Econômica, instrutor em Desenvolvimento Econômico do BNB. Membro do Conselho Editorial do BNB. Consultor da Revista Econômica do Nordeste-REN. Pesquisador convidado do Centro de Estudos Olímpicos em Barcelona. Tem experiência nas áreas de economia e desenvolvimento sócio-econômico, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento regional e desenvolvimento sócio-econômico.

Downloads

Publicado

2017-03-24

Como Citar

Figueiredo, A. M., de Souza Filho, H. M., Guanziroli, C. E., & Valente Junior, A. S. (2017). Análise da transmissão de preços no mercado brasileiro de castanha de caju. Revista Econômica Do Nordeste, 41(4), 715–730. https://doi.org/10.61673/ren.2010.328

Edição

Seção

Artigos