Análise da transmissão de preços no mercado brasileiro de castanha de caju

Adelson Martins Figueiredo, Hildo Meirelles de Souza Filho, Carlos Enrique Guanziroli, Airton Saboya Valente Junior

Resumo


Este artigo investiga a transmissão dos preços entre exportadores de amêndoa da castanha de caju e produtores de castanha de caju em casca no Brasil. Por meio de modelo econométrico, realiza testes de causalidade e estimou-se a elasticidade de transmissão de preços. Os resultados demonstraram uma elasticidade de transmissão de 26,7% tanto para elevações quanto para baixas de preço. As margens tendem a aumentar quando os preços de exportação em reais sobem, e tendem a retornar para sua posição inicial quando os preços de exportação em reais caem. Esse mecanismo de redistribuição das margens é prejudicial para a competitividade da cadeia, pois cria conflitos entre agentes. Sugere o apoio às iniciativas institucionais que permitam reduzir assimetria de informações e formas mais eficientes de organização do mercado.

Palavras-chave


Castanha de Caju. Poder de Mercado. Transmissão de Preços. Competitividade.

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