Análise do perfil e grau de incidência de barreiras não-tarifárias sobre as exportações brasileiras de frutas selecionadas

Autores

  • Marcelo Dias Paes Ferreira Universidade Federal de Goiás - UFG
  • Viviani Silva Lírio Universidade Federal de Viçosa - UFV
  • Talles Girardi de Mendonça Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2010.329

Palavras-chave:

Barreiras Não-Tarifárias. Mercado Internacional. Fruticultura. Acordos Internacionais. Exportações.

Resumo

Tem o objetivo principal de identificar, por produto selecionado e por mercado de destino, as principais Barreiras Não-tarifárias (BNT) incidentes sobre as exportações brasileiras de frutas selecionadas. Calcula o grau de incidência dessas barreiras, nos anos de 1995 a 2008. Para isso, as notificações Acordo sobre Medidas Sanitárias e Fitossanitárias (SPS) e Acordo sobre Barreiras Técnicas (TBT), da Organização Mundial de Comércio (OMC), foram utilizadas como barreiras não-tarifárias. Constata que a principal região brasileira exportadora das frutas selecionadas foi o Nordeste em 2008. Os resultados indicam que o Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (Nafta) emitiu duas vezes mais notificações que a União Europeia (UE) e que o Mercado Comum do Sul (Mercosul) praticamente não fez uso dessas ferramentas protecionistas no período analisado. Constata, também, que as regiões que apresentaram maiores índices de frequência e de cobertura foram as que apresentaram maiores crescimentos como destino das exportações brasileiras das frutas selecionadas.

Biografia do Autor

Marcelo Dias Paes Ferreira, Universidade Federal de Goiás - UFG

Possui graduação em Gestão do Agronegócio pela Universidade Federal de Viçosa (2009), mestrado (2011) e doutorado (2015) em Economia Aplicada pela mesma instituição. Atualmente é professor na Escola de Agronomia da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Agrária e Economia dos Recursos Naturais e Ambiental, atuando nos seguintes temas: uso da terra, biocombustíveis e mercados agrícolas.

Viviani Silva Lírio, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Professora e Pró-Reitora de Assuntos Comunitários da Universidade Federal de Viçosa da UFV. Pesquisadora do CNPq desde 2009. Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (1994) e Doutora em Economia Rural pela UFV (2001). Desde janeiro de 1998, faz parte do corpo docente do Departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa atuando, também, como orientadora e pesquisadora, prioritariamente nas áreas de Microeconomia do desenvolvimento e Mercados agroindustriais. É parecerista de diferentes periódicos e atua como parecerista Ad-hoc e consultora junto a diferentes instituições como Embrapa, Cia Vale do Rio Doce e FAO.

Talles Girardi de Mendonça, Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ

Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa, possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de São João del-Rei (2004) e mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2008). Tem experiência na área de pesquisa econômica atuando principalmente nos seguintes temas: exportações, competitividade, complexo soja, fruticultura, integração de mercados, mercado de trabalho, instituições e comércio internacional.

Downloads

Publicado

2017-03-24

Como Citar

Ferreira, M. D. P., Lírio, V. S., & de Mendonça, T. G. (2017). Análise do perfil e grau de incidência de barreiras não-tarifárias sobre as exportações brasileiras de frutas selecionadas. Revista Econômica Do Nordeste, 41(4), 683–698. https://doi.org/10.61673/ren.2010.329

Edição

Seção

Artigos