Bem-estar social, regulação e eficiência no setor de saneamento básico

Autores

  • José Airton Mendonça de Melo Banco do Nordeste do Brasil - BNB
  • Paulo de Melo Jorge Neto Universidade Federal do Ceará - UFC

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2010.331

Palavras-chave:

Regulação de Preço. Preço Ramsey-Boiteux. Monopólio. Índice de Lerner. Saneamento Básico.

Resumo

Este estudo objetiva determinar o par preço quantidade de água potável que maximiza o bemestar social no setor de saneamento básico do país, preservando o equilíbrio financeiro do setor. Restrições técnicas na distribuição de água e na coleta de esgoto levam as companhias de saneamento a operar sob regime de monopólio. A regulação de preço pelo custo marginal evitaria o abuso de poder desse regime, mas não garantiria o equilíbrio econômico-financeiro das empresas reguladas. Por conta disso, será empregado o modelo Ramsey-Boiteux de regulação preço. A conclusão principal é que a necessidade de reajustamento tarifário pode ser significantemente reduzida por medidas que diminuam o elevado grau de ineficiência econômica presente no setor.

Biografia do Autor

José Airton Mendonça de Melo, Banco do Nordeste do Brasil - BNB

Possui graduação em Economia pela Universidade de Brasília (1986), mestrado em Economia pela Universidade de Brasília (1991) e doutorado em Economia pela Universidade Federal do Ceará (2005). Atualmente é assessor - Banco do Nordeste do Brasil S/A - e professor da Faculdade Projeção. Tem experiência na área de Economia e Administração, com ênfase em Economia e Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: turismo, demanda de água, preços não-lineares e pesquisa operacional.

Paulo de Melo Jorge Neto, Universidade Federal do Ceará - UFC

Possui graduação em Ciencias Economicas pela Universidade Federal do Ceará(1990), mestrado em Economia pela Universidade Federal do Ceará(1992) e doutorado em Economia pela University of Illinois - System(1996). Atualmente é Professor Associado II da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Teoria Econômica. Atuando principalmente nos seguintes temas:Debt contract, Renegotiation, Contracts.

Downloads

Publicado

2017-03-24

Como Citar

de Melo, J. A. M., & Jorge Neto, P. de M. (2017). Bem-estar social, regulação e eficiência no setor de saneamento básico. Revista Econômica Do Nordeste, 41(4), 763–780. https://doi.org/10.61673/ren.2010.331

Edição

Seção

Artigos