Crescimento pró-pobre nos municípios nordestinos: evidências para o período de 1991-2000

Autores

  • Michela Barreto Camboim Gonçalves Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Raul da Mota Silveira Neto Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2010.333

Palavras-chave:

Crescimento Pró-pobre. Desigualdade. Pobreza.

Resumo

A partir dos dados dos Censos Demográficos de 1991 e 2000, este trabalho busca fornecer evidências a respeito da qualidade do crescimento econômico dos municípios nordestinos, no sentido do seu impacto relativo sobre a renda dos mais pobres, ou seja, procura avaliar o quão pró-pobre tem sido o crescimento econômico da região no período referido. Os principais resultados obtidos mostraram que apenas 1,4% dos municípios nordestinos apresentou crescimento pró-pobre, indicando que, para esses municípios, a renda dos mais pobres cresceu relativamente mais rapidamente que a renda média da região. Entretanto, 16,9% dos municípios apresentaram crescimento não pró-pobre e 10,9%, crescimento empobrecedor. Tais resultados sugerem, sobretudo, que o crescimento econômico no Nordeste, entre 1991 e 2000, apresentou pouca efetividade como um mecanismo de combate à pobreza na região, uma vez que ele impactou relativamente menos na renda dos mais pobres.

Biografia do Autor

Michela Barreto Camboim Gonçalves, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Pesquisadora da Fundação Joaquim Nabuco, possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Alagoas (2002), mestrado e Doutorado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (2011). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Regional e Economia da Educação.

Raul da Mota Silveira Neto, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Possui graduação em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (1989), mestrado em Economia pela Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é professor associado ddo Depto. de Economia da Universidade Federal de Pernambuco. Os trabalhos e pesquisas concentram-se nas áreas de Economia Regional, Economia Urbana, Economia do Trabalho e Desenvolvimento Econômico, com interesse específico na avaliação de políticas públicas, nas políticas de desenvolvimento regional ou local. nos determinantes da desigualdade e da migração, nos condicionantes da distribuição das famílias e atividades nas cidades, nos diferenciais de qualidade de vida entre cidades e nos determinantes do crescimento das cidades.

Downloads

Publicado

2017-03-24

Como Citar

Gonçalves, M. B. C., & Silveira Neto, R. da M. (2017). Crescimento pró-pobre nos municípios nordestinos: evidências para o período de 1991-2000. Revista Econômica Do Nordeste, 41(4), 799–816. https://doi.org/10.61673/ren.2010.333

Edição

Seção

Artigos