Políticas de desenvolvimento, estrutura produtiva e geração de emprego no Nordeste

Autores

  • Fernando de Aquino Fonseca Neto Banco Central do Brasil

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2010.334

Palavras-chave:

Nordeste. Políticas de Desenvolvimento. Estrutura. Emprego.

Resumo

Analisa as políticas de desenvolvimento do Nordeste desde a formação de sua atual estrutura produtiva e seus efeitos sobre a geração de emprego na região. Com base em levantamento da literatura sobre as políticas aplicadas na região, identifica três fases com caracteristicas distintas, enquanto os seus resultados são analisados a partir de indicadores obtidos de diversas pesquisas, em sua maior parte realizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os resultados indicam que o setor industrial mantém sua importância como indutor do crescimento econômico e que, ao contrário do setor de serviços, possui estrutura bastante heterogênea entre os estados. Em particular, nos três maiores estados, as estruturas produtivas do Ceará e de Pernambuco são mais intensivas em trabalho que a da Bahia, sobretudo por seu polo petroquímico. Nessas circunstâncias, o desempenho do Ceará é ilustrativo tanto por sua aproximação, em termos econômicos e sociais, aos outros dois estados, na década de 1990, quanto pela manutenção dos ganhos no século atual.

Biografia do Autor

Fernando de Aquino Fonseca Neto, Banco Central do Brasil

Economista pela UFPE. Doutor em Economia pela UnB. Integrou o quadro de economistas da UFPE, de auditores do TCE/PE e de professores da União Educacional de Brasília (UNEB, 2000-2006), da Faculdade Boa Viagem (FBV, 2007-2008) e da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP, 2011-2012). Coordenador do Departamento Econômico do Banco Central no Recife, Membro do Conselho Federal de Economia (Cofecon) e do Conselho Regional de Economia de Pernambuco (Corecon-PE) e Vogal da Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe) pelo Corecon-PE.

Downloads

Publicado

2017-03-24

Como Citar

Fonseca Neto, F. de A. (2017). Políticas de desenvolvimento, estrutura produtiva e geração de emprego no Nordeste. Revista Econômica Do Nordeste, 41(4), 667–682. https://doi.org/10.61673/ren.2010.334

Edição

Seção

Artigos