Desigualdade de renda e crescimento econômico nos municípios da Região Nordeste do Brasil: o que os dados têm a dizer?

Autores

  • Paulo de Andrade Jacinto Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC/RS
  • César Augusto Oviedo Tejada Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2009.338

Palavras-chave:

Curva de Kuznets. Dados de Painel. Desigualdade de Renda. Crescimento Econômico. Nordeste do Brasil.

Resumo

Este artigo analisa a hipótese do U invertido entre desigualdade de renda e crescimento econômico para os municípios da região Nordeste do Brasil no período de 1970-91. Para tanto, utiliza a análise econométrica de cross section e dados em painel para as informações do Atlas de Desenvolvimento Humano no Brasil, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Os resultados apóiam a existência da curva de Kuznets para esses municípios.

Biografia do Autor

Paulo de Andrade Jacinto, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC/RS

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Maringá (1992), mestrado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) e doutorado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Métodos Quantitativos em Economia, atuando principalmente nos seguintes temas: mercado de trabalho, economia da saúde, pobreza, política fiscal e economia regional. Desde 2009 é professor adjunto da Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

César Augusto Oviedo Tejada, Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

Possui graduação em Economia pela Pontificia Universidad Católica Del Perú (1988) e doutorado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Crescimento e Desenvolvimento Econômico, atuando principalmente nos seguintes temas: economia da saúde e mobilidade intergeracional de status socioeconómico.

Downloads

Publicado

2017-03-21

Como Citar

Jacinto, P. de A., & Tejada, C. A. O. (2017). Desigualdade de renda e crescimento econômico nos municípios da Região Nordeste do Brasil: o que os dados têm a dizer?. Revista Econômica Do Nordeste, 40(1), 61–80. https://doi.org/10.61673/ren.2009.338

Edição

Seção

Artigos