Índices coincidentes da produção industrial cearense: uma aplicação da análise de correlação canônica

Autores

  • Bruno Moreira Wichmann University of Tennessee at Knoxville - UTK
  • Paulo Araújo Pontes Fundação Getúlio Vargas - FGV/SP

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2009.341

Palavras-chave:

Índices Coincidentes. Correlação Canônica. Indústria Cearense.

Resumo

O artigo se propõe a construir índices coincidentes para a produção industrial do Estado do Ceará através da análise de correlações canônicas proposta por Issler e Vahid (2000). Diferentemente dos modelos tradicionais, nenhuma restrição é imposta com relação ao número de ciclos comuns necessários para explicar, de forma completa, o relacionamento cíclico entre as variáveis coincidentes. As séries coincidentes são índices de produção industrial do IBGE. Consideraram-se os três principais setores industriais: alimentos e bebidas, calçados e artigos de couro e têxtil. Somados, estes setores participam com mais da metade do VTI (Valor da Transformação Industrial) do Estado. Baseado na metodologia aqui adotada elaborou-se uma datação das recessões industriais cearenses.

Biografia do Autor

Bruno Moreira Wichmann, University of Tennessee at Knoxville - UTK

Possui graduação em Economia pela Universidade Federal do Ceará (2002) e mestrado em Economia pela Universidade Federal do Ceará (2006). Atualmente é Analista de Políticas Públicas do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Instituições Monetárias e Financeiras do Brasil.

Paulo Araújo Pontes, Fundação Getúlio Vargas - FGV/SP

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (2000) e mestrado em Economia pela Universidade Federal do Ceará (2003). Atualmente é analista de políticas públicas do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Industrial, atuando principalmente nos seguintes temas: economia do ceará, política industrial, desenvolvimento regional, estatística e indicadores sociais.

Downloads

Publicado

2017-03-21

Como Citar

Wichmann, B. M., & Pontes, P. A. (2017). Índices coincidentes da produção industrial cearense: uma aplicação da análise de correlação canônica. Revista Econômica Do Nordeste, 40(1), 119–132. https://doi.org/10.61673/ren.2009.341

Edição

Seção

Artigos