A fruticultura no Brasil e no Vale do São Francisco: vantagens e desafios

Autores

  • Paula Margarita Andrea Cares Bustamante Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2009.344

Palavras-chave:

Fruticultura. Nordeste. Pequenas Empresas. Inovação. Tecnologia.

Resumo

O trabalho realiza uma breve análise da fruticultura nacional, com uma breve análise sobre o pólo fruticultor nordestino localizado entre as cidades de Juazeiro, na Bahia, e Petrolina, em Pernambuco. Objetiva conhecer a importância deste setor para o agronegócio e para a economia brasileira como um todo, quais as frutas mais produzidas no país, o grau de inserção internacional desse setor a partir da abertura comercial em 1990, bem como suas principais vantagens e entraves. Utiliza a literatura evolucionista neo-schumpeteriana sobre inovação e mudança tecnológica como referencial teórico. Especificamente, usa o conceito desenvolvido nacionalmente pelos pesquisadores da Redesist sobre arranjos e sistemas produtivos locais.

Biografia do Autor

Paula Margarita Andrea Cares Bustamante, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Viçosa (2001) e mestrado em Economia pela Universidade Federal de Uberlândia (2004). Atualmente é professor do Instituto Superior de Educação Ibituruna, professor da FUNDAÇÃO EDUCACIONAL MONTES CLAROS e professora da Universidade Estadual de Montes Claros. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Mudança Tecnológica, atuando principalmente nos seguintes temas: economia brasileira, inovação tecnológica, agronegócio, Goiás e clusters.

Downloads

Publicado

2017-03-21

Como Citar

Bustamante, P. M. A. C. (2017). A fruticultura no Brasil e no Vale do São Francisco: vantagens e desafios. Revista Econômica Do Nordeste, 40(1), 153–172. https://doi.org/10.61673/ren.2009.344

Edição

Seção

Artigos