Trajetórias ocupacionais na Região Nordeste

Autores

  • Leôncio José Bastos Macambira Júnior Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Inacio Jose Bessa Pires Universidade de Fortaleza - Unifor

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2009.345

Palavras-chave:

Emprego Formal. Trajetória Ocupacional. Nordeste.

Resumo

Analisa o mercado de trabalho do Nordeste brasileiro, caracteriza os trabalhadores desempregados e investiga o grau de reinserção desses trabalhadores, sob os aspectos geográfico e setorial, para o que utiliza dados da Rais Migra. Constata que se amplia a formalidade no país nos anos de 2000, com ênfase para o biênio 2005 e 2006, notadamente no tocante à qualidade das ocupações, no que diz respeito aos rendimentos do trabalho. Questiona a suficiência dos novos postos de trabalho, dado o excedente de mão-de-obra que ainda pressiona o mercado de trabalho em busca de um emprego. Alinha-se a esta questão a situação crítica daqueles que perdem a sua ocupação, posto que precisam lutar contra o tempo para a sua nova inserção no mercado de trabalho. Registra uma tendência de crescimento do emprego formal, no período de 2000 a 2005, mas assevera que a participação dos trabalhadores desligados no ano de 2000 que retornam ao mercado de trabalho tem comportamento descendente e que a dificuldade do reemprego tem relação direta com o tempo de desocupação.

Biografia do Autor

Leôncio José Bastos Macambira Júnior, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Atualmente é analista mercado de trabalho do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), atuando principalmente nos seguintes temas: mercado de trabalho, juventude, políticas públicas.

Inacio Jose Bessa Pires, Universidade de Fortaleza - Unifor

Graduação em Estatística pela Universidade Federal do Ceará (1978) e pós-graduação em gestão pública pela Universidade Estadual - UECE e médotos quantitativos pela Universidade Federal do Ceará - UFC-. Atualmente Assessor técnico da Secretaria de Desenvolvimento Econômico - SDE da Prefeitura Municipal de Fortaleza - PMF, professor Adjunto da Universidade de Fortaleza e Consultor do Bando do Nordeste do Brasil - BNB, na área de pesquisa de mercado.

Downloads

Publicado

2017-03-21

Como Citar

Macambira Júnior, L. J. B., & Pires, I. J. B. (2017). Trajetórias ocupacionais na Região Nordeste. Revista Econômica Do Nordeste, 40(1), 173–184. https://doi.org/10.61673/ren.2009.345

Edição

Seção

Artigos