Avaliação de impacto do FNE no emprego, na massa salarial e no salário médio em empreendimentos financiados

Autores

  • Ricardo Brito Soares Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Jânia Maria Pinho Sousa Banco do Nordeste do Brasil - BNB
  • Antônio Pereira Neto Banco do Nordeste do Brasil

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2009.348

Palavras-chave:

Emprego. Massa Salarial. Salário Médio. FNE. Avaliação.

Resumo

Investiga impactos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) no crescimento do emprego, da massa salarial e do salário médio das empresas formais beneficiadas no Nordeste. Utiliza a base de dados da RAIS, onde foi possível identificar grupos de empresas que receberam (grupo de tratamento) ou não (grupo de controle) financiamento do FNE, e a metodologia de matching com propensity score que compara os desempenhos ponderados médios destes dois grupos, controlando-os por suas características observáveis. Os resultados mostram impactos significantes no emprego e na massa salarial para todos os períodos de acompanhamento das empresas. Estima, por exemplo, um impacto da ordem de 33 e 40 pontos percentuais no emprego e na massa salarial, respectivamente, a favor das empresas financiadas, em três anos de acompanhamento. O crescimento proporcional destas variáveis, no entanto, refletiu a falta de impacto do crescimento no salário médio. Conclui serem necessárias políticas estruturais de melhoria do nível técnico-educacional dos trabalhadores, que sustentem e multipliquem os efeitos positivos, quanto a emprego, do acesso aos financiamentos produtivos na região Nordeste.

Biografia do Autor

Ricardo Brito Soares, Universidade Federal do Ceará - UFC

Possui graduação e mestrado em Economia pela Universidade Federal do Ceará (1996 e 1999, respectivamente), e doutorado em Economia pela University of New Hampshire - EUA (2006). Atualmente é professor adjunto do Curso de Administração da Universidade Federal do Ceará e do Curso de Pós-Graduação em Economia -CAEN desta mesma universidade. As principais áreas de concentração de pesquisas são a Economia do Trabalho, Avaliação de Políticas Públicas, e Economia da Saúde tendo publicado artigos que tratam de temas diversificados nestas áreas como o mercado de trabalho informal,programas de microcrédito, fundos constitucionais, determinantes do conhecimento sobre AIDS e sobrevivência pós-transplante.

Jânia Maria Pinho Sousa, Banco do Nordeste do Brasil - BNB

Mestre em Avaliação de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Gerente da Célula de Avaliação de Políticas e Programas do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), do Banco do Nordeste do Brasil (BNB).

Antônio Pereira Neto, Banco do Nordeste do Brasil

Doutor em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e
Técnico da Célula de Avaliação de Políticas e Programas do Etene (BNB).

Downloads

Publicado

2017-03-21

Como Citar

Soares, R. B., Sousa, J. M. P., & Pereira Neto, A. (2017). Avaliação de impacto do FNE no emprego, na massa salarial e no salário médio em empreendimentos financiados. Revista Econômica Do Nordeste, 40(1), 217–234. https://doi.org/10.61673/ren.2009.348

Edição

Seção

Artigos