Análise do desenvolvimento socioeconômico das microrregiões de Minas Gerais

Autores

  • Patrícia Lopes Rosado Universidade Federal de São João Del-Rei - UFSJ
  • Marivane Vestena Rossato Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • João Eustáquio de Lima Universidade Federal de Viçosa - UFV

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2009.350

Palavras-chave:

Desenvolvimento Socioeconômico. Hierarquização. Análise Fatorial.

Resumo

Analisa o desenvolvimento socioeconômico das 66 microrregiões que compõem o Estado de Minas Gerais, no ano de 2000. Procura evidenciar as diferenças das condições socioeconômicas da população dessas microrregiões, mediante um conjunto de indicadores, bem como hierarquizá-las segundo infraestrutura de saúde, industrialização e urbanização e condições de moradia da população. Utilizara técnicas de análise estatística multivariada como análise fatorial e de clusters. Os baixos níveis de renda, padrões inadequados de moradia, saneamento e infraestrutura de saúde revelam a precariedade da vida da população dessas microrregiões em Minas Gerais. A análise de cluster evidencia que, dentre os grupos gerados, o grupo I foi o que apresentou pior condição, no tocante aos indicadores. É composto pelas microrregiões Aimorés, Alfenas, Araxá, Bom Despacho, Campo Belo, Caratinga, Conselheiro Lafaiete, Curvelo, Divinópolis, Formiga, Frutal, Governador Valadares, Ipatinga, Itabira, Itaguara, Itajubá, Manhuaçu, Montes Claros, Muriaé, Ouro Preto, Pará de Minas, Paracatu, Passos, Patos de Minas, Patrocínio, Piuí, Poços de Caldas, Ponte Nova, Pouso Alegre, Santa Rita do Sapucaí, São João del-Rei, São Lourenço, São Sebastião do Paraíso, Sete Lagoas, Três Marias, Ubá, Uberaba, Uberlândia, Varginha e Viçosa.

Biografia do Autor

Patrícia Lopes Rosado, Universidade Federal de São João Del-Rei - UFSJ

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Viçosa (1993), mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa (1996) e doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2006). Atualmente é professor adjunto 1 da Universidade Federal de São João Del-Rei. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Teoria Econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: hortaliças orgânicas, estudo de mercado, perfil do consumidor, seringueira e análise de co-integração.

Marivane Vestena Rossato, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Maria (1996), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (2000) e doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2006). Atualmente é docente colaboradora da Universidade Federal de Santa Maria e projessor adjunto da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Contabilidade Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: contabilidade ambiental, responsabilidade social, contabilidade, custos e icms ecológico.

João Eustáquio de Lima, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Possui Graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1969), Mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa (1971), Mestrado em Economia - Michigan State University (1975) e Doutorado em Economia Rural - Michigan State University (1977). Atualmente é Professor Titular no Departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Economia e Economia Rural com ênfase em Métodos Quantitativos e Econometria. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada (Mestrado e Doutorado), atuando principalmente nos seguintes temas: produção e emprego agrícola, modernização da agricultura, eficiência na produção agropecuária, mercado de trabalho, avaliação de programas e políticas públicas, retornos dos investimentos em educação.

Downloads

Publicado

2017-03-21

Como Citar

Rosado, P. L., Rossato, M. V., & de Lima, J. E. (2017). Análise do desenvolvimento socioeconômico das microrregiões de Minas Gerais. Revista Econômica Do Nordeste, 40(2), 297–310. https://doi.org/10.61673/ren.2009.350

Edição

Seção

Artigos