Avaliação do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Industrial do Rio Grande do Norte (Proadi): 2003/2007

Autores

  • Fernando Cézar de Macedo Universidade Estadual de Campinas - Unicamp
  • Denílson da Silva Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2009.352

Palavras-chave:

Avaliação de Programas. Desenvolvimento Regional. Política Regional. Planejamento Regional. Proadi.

Resumo

Analisa os resultados do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Industrial do Rio Grande do Norte (Proadi), no período 2003-2007. Inicialmente, resgata o papel do Estado na formulação das principais propostas de política e planejamento regional até 1980, para contrapor ao período posterior em que sua fragilidade deu origem às políticas localizadas de desenvolvimento como é o caso do Proadi. Em seguida, após breve apresentação da economia potiguar, faz a análise do programa, a partir das informações disponíveis, com o objetivo de verificar as  principais atividades apoiadas, o impacto intra-estadual dos investimentos e os empregos gerados. Conclui que o Proadi pouco contribui para a diversificação industrial do estado, embora seja importante para a atração de investimentos.

Biografia do Autor

Fernando Cézar de Macedo, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (1992), mestrado em Economia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1997), doutorado em Economia Aplicada pelo Instituto de Economia da UNICAMP (2002) e livre-docência (2010) em Economia Brasileira, na área de Política Econômica e Desenvolvimento Regional pelo Instituto de Economia da UNICAMP. Atualmente é professor MS5 da Universidade Estadual de Campinas. Foi Diretor Técnico Científico do Instituto Jones dos Santos Neves - IJSN (2001-2002); membro do Conselho da TECVITORIA - Incubadora de Empresas (2001-2002); e membro do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia da Prefeitura Municipal de Vitória (2000-2002). Trabalhou como coordenador da política de C&T do Espírito Santo no período em que foi diretor do IJSN. Coordena, juntamente com o professor Aristides Moysés (PUC-Goiás), o PROCAD-NF, com o projeto intitulado Urbanização dos Cerrados do Centro-Oeste: desafios e perspectiva para a sustentabilidade, com vigência 2009-20012. Coordena o Grupode Estudos sobre transformações Econômicas e territoriais - GETETE. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Regional e Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: economia brasileira, desenvolvimento regional, economia capixaba, economia regional, desenvolvimento econômico e desenvolvimento urbano.

Denílson da Silva Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Possui Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Paraíba (1993), Mestrado em Economia Rural [C. Grande] pela Universidade Federal da Paraíba (1997) e Doutorarado pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP/2009), com Área de Concentração em Desenvolvimento Regional, Espaço e Meio Ambiente. Atualmente é professor Adjunto no Departamento de Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Política do Governo, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento regional, desequilíbrios regionais, cidades, guerra fiscal.

Downloads

Publicado

2017-03-21

Como Citar

de Macedo, F. C., & Araújo, D. da S. (2017). Avaliação do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Industrial do Rio Grande do Norte (Proadi): 2003/2007. Revista Econômica Do Nordeste, 40(2), 345–360. https://doi.org/10.61673/ren.2009.352

Edição

Seção

Artigos