Eficiência técnica da agricultura familiar no projeto de irrigação do Baixo Açu (RN)

Autores

  • Jorge Luiz Mariano Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Gemelli Moura da Trindade Lyra Pinheiro Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária - IMEA

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2009.354

Palavras-chave:

Eficiência Técnica. Agricultura Familiar. Irrigação.

Resumo

Busca identificar as fontes da ineficiência técnica da agricultura familiar no Projeto de Irrigação do Baixo Açu (RN). Para isso, usaos modelos de envoltória de dados, Data Envelopament Analysis (DEA-C, DEA-V) e o modelo Free Disposal Hull (FDH). Os resultados mostram que, sob as diferentes suposições dos modelos utilizados, a eficiência dos agricultores é baixa. Com a suposição de retornos constantes de escala, apenas 6,7% foram eficientes; com retornos variáveis de escala, 24%; e com livre descarte de recursos, 54,7%. Para reduzir a ineficiência desses agricultores familiares, sugere, dentre outras, as seguintes políticas: estímulo à permanência dos agricultores nos seus lotes, evitando-se a alta rotatividade; ampliação do número de agricultores treinados com sistemas de irrigação; e estímulo a uma maior participação dos agricultores no crédito rural.

Biografia do Autor

Jorge Luiz Mariano, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Professor Titular do Departamento de Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com Doutorado e Mestrado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco. Atua nas áreas de avaliação de políticas públicas, pobreza, distribuição de renda e comércio exterior.

Gemelli Moura da Trindade Lyra Pinheiro, Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária - IMEA

Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia, atuando principalmente nos seguintes temas: fruticultura irrigada, eficiência, assistência técnica, banana e cana-de-açúcar.

Downloads

Publicado

2017-03-21

Como Citar

Mariano, J. L., & Lyra Pinheiro, G. M. da T. (2017). Eficiência técnica da agricultura familiar no projeto de irrigação do Baixo Açu (RN). Revista Econômica Do Nordeste, 40(2), 283–296. https://doi.org/10.61673/ren.2009.354

Edição

Seção

Artigos