Pobreza, emprego e renda na economia da carnaúba

Autores

  • José Natanael Fontenele de Carvalho Universidade Federal do Piauí - UFPI
  • Jaíra Maria Alcobaça Gomes Universidade Federal do Piauí - UFPI

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2009.357

Palavras-chave:

Extrativismo. Carnaúba. Pobreza. Emprego. Renda.

Resumo

Constata que o extrativismo da carnaúba (Copernicia prunifera) tem contribuído para a diminuição da pobreza no Nordeste, em especial no Estado do Piauí, razão por que este artigo objetiva analisar a evolução da produção de pó de carnaúba no Nordeste e das exportações brasileiras de cera de carnaúba; estimar o número de empregos diretos, renda média mensal e renda total. Usa informações baseadas em dados secundários, disponibilizados pelo Sistema IBGE de Recuperação Automática (SIDRA) e pelo Sistema Aliceweb, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Para o cálculo do emprego direto e renda, utiliza também a pesquisa direta. Os resultados mostram que a produção do pó e as exportações da cera apresentaram uma tendência de elevação, entre 1990 e 2006, acompanhando a dinâmica do mercado internacional. Conclui também que o rendimento do trabalhador nessa atividade é baixo e as condições de trabalho, precárias, gerando um posto de trabalho pouco atrativo para novas gerações no campo, e que, por outro lado, esses empregos são oportunidades de ocupação no meio rural, no período de estiagem, e contribuem para a mitigação da pobreza econômica nordestina.

Biografia do Autor

José Natanael Fontenele de Carvalho, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Graduado em Economia pela Universidade Federal de Piauí (UFPI). Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pelo Programa Regional de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema)/Núcleo de Referência em Ciências Ambientais do Trópico Ecotonal do Nordeste (Tropen), da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Jaíra Maria Alcobaça Gomes, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Piauí, mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal de Campina Grande e doutorado em Economia Aplicada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Professora Associada IV do Dep. de Ciências Econômicas da UFPI, Professora do Mestrado e Doutorado de Políticas Públicas/UFPI, Coordenadora do Laboratório de SocioEconomia (LASE)/UFPI, Líder do Grupo DESA/Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil/CNPq. Atualmente é Coordenadora de Pesquisa/PROPESQ/UFPI. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Agrária e dos Recursos Naturais, atuando nos seguintes temas: cadeias produtivas (produtos da sociobiodiversidade, especialmente carnaúba), arranjos produtivos locais, políticas de desenvolvimento sustentável, pobreza, desigualdade, empreendimentos solidários e tecnologia social.

Downloads

Publicado

2017-03-21

Como Citar

de Carvalho, J. N. F., & Gomes, J. M. A. (2017). Pobreza, emprego e renda na economia da carnaúba. Revista Econômica Do Nordeste, 40(2), 361–378. https://doi.org/10.61673/ren.2009.357

Edição

Seção

Artigos