A percepção de empresários do setor de agronegócio sobre as práticas de responsabilidade socioambiental

Francisco Roberto Pinto, Anderson Queiroz Lemos, Jacqueline dos Anjos da Rocha, José Wendel Cavalcante Ferreira

Resumo


Parte da constatação de que as iniciativas sociais e ambientais são bons indicadores da percepção dos empresários sobre a necessidade de se adaptarem ao ambiente. Tem por objetivo principal analisar a percepção de gestores de pequenas e médias empresas do setor do agronegócio quanto à importância dada às práticas e à utilização de estratégias de Responsabilidade Socioambiental (RSA). Para cumprir esse objetivo, os dados foram coletados por via de questionário estruturado e foram tratados por meio de instrumental estatístico descritivo e inferencial. Os resultados obtidos indicam que a amostra não destoa da média nacional quando indagadas sobre suas percepções a respeito da RSA nas práticas gerenciais. A relevância dessa conclusão é medida pela evidência de que há uma conscientização quanto à importância de se adotarem práticas de RSA no contexto empresarial do agronegócio brasileiro.

Palavras-chave


Responsabilidade Socioambiental. Irresponsabilidade Socioambiental. Estratégia Organizacional. Stakeholders.

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