A relação economia e política versus falta de modernização econômica no Piauí

Autores

  • Márcio Martins Napoleão Braz e Silva Universidade Federal do Piauí - UFPI

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2009.360

Palavras-chave:

Estado. Política. Modernização Econômica.

Resumo

O artigo evidencia algumas hipóteses no campo de relacionamento entre a economia e a política para a explicação da falta de modernização econômica do Piauí. Para tanto, apresenta os conceitos de modernização econômica e modernização política, caracteriza com dados a falta de modernização no Estado e discute a forma de relacionamento entre Estado e sociedade no processo de modernização, para, em seguida, discutir dois casos de modernização em espaços subnacionais, Bahia e Ceará. Por fim, a título de conclusão, as hipóteses identificadas são apresentadas.

Biografia do Autor

Márcio Martins Napoleão Braz e Silva, Universidade Federal do Piauí - UFPI

É graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Gama Filho (1979), Especialista em Economia Rural pela Universidade Fedral da Paraíba (1983) e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Piauí. Tem experiência em atividades de planejamento econômico compreendendo a elaboração e execução de planos, programas e projetos nos setores público e privado. Exerceu o magistério superior ministrando disciplinas no curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Piauí e em outros cursos de graduação em faculdades particulares em Teresina. Atua como consultor realizando estudos e pesquisas econômicas e na elaboração de estudos de viabilidade econômica e de projetos de investimento. Além das atividades de consultoria, atualmente é Professor Substituto do Departamento de Ciências Econômicas e Quantitativas da UFPI Campus Ministro Reis Veloso), e dirige a empresa MÉTODO - Assessoria Econômica.

Downloads

Publicado

2017-03-21

Como Citar

Braz e Silva, M. M. N. (2017). A relação economia e política versus falta de modernização econômica no Piauí. Revista Econômica Do Nordeste, 40(3), 425–436. https://doi.org/10.61673/ren.2009.360

Edição

Seção

Artigos