O impacto do Programa de Microcrédito Rural (Agroamigo) na melhoria das condições das famílias beneficiadas no estado do Ceará: um estudo de caso

Autores

  • Harine Matos Maciel Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFCE
  • Ahmad Saeed Khan Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Ruben Dario Mayorga Universidade Federal do Ceará - UFC
  • José Sydrião de Alencar Júnior Universidade de Fortaleza - Unifor

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2009.366

Palavras-chave:

Microcrédito Rural. Emprego. Renda. Qualidade de Vida. Agroamigo. Ceará.

Resumo

Verifica o impacto do Programa de Microcrédito Rural (Agroamigo) na melhoria das condições das famílias beneficiadas no Estado do Ceará. Analisa dados obtidos a partir de uma pesquisa de campo no município de Quixadá. Como técnicas de análise, adota as análises tabular, descritiva e gráfica, e os testes t-Student, Tukey e Kruskall-Wallis para comparação das médias e proporções, respectivamente. Na análise da qualidade de vida dos entrevistados, recorre ao cálculo do Índice de Qualidade de Vida (IQV) dos beneficiários e não-beneficiários. Conclusões: o emprego agropecuário por hectare é maior nas atividades de bovinocultura e suinocultura; a renda da maioria dos beneficiários vem da agricultura e a dos não-beneficiários, de pensões e aposentadorias; a maior média da renda agropecuária por hectare foi obtida na atividade de suinocultura, pois esta tem um retorno financeiro mais rápido que nas atividades de bovinocultura e ovinocultura; o IQV dos beneficiários e não-beneficiários é de média qualidade de vida; e as maiores contribuições do IQV vieram das condições de moradia, educação e saúde, e as menores vieram do lazer.

Biografia do Autor

Harine Matos Maciel, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFCE

Doutoranda em Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFC), Mestre em Economia Rural (UFC - 2009), Especialista em Desenvolvimento Econômico (UFC - 2008) e Economista (UFC - 2006). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFCE.

Ahmad Saeed Khan, Universidade Federal do Ceará - UFC

Possui graduação em Agronomia - West Pakistan Agricultural University (1968), mestrado em Economia - Colorado State University (1973), mestrado em Economia Agrícola - West Pakistan Agricultural University (1970) e doutorado em Economia Agrícola e Recursos Naturais - Oregon State University (1977). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Ceará, membro do conselho editorial de várias revistas científicas. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economias Agrária e dos Recursos Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: Agricultura familiar, desenvolvimento sustentável, avaliação das políticas públicas, inovação tecnológica, geração de emprego e renda.

Ruben Dario Mayorga, Universidade Federal do Ceará - UFC

Possui graduação em Economia Agrícola pela Universidad Incca de Colombia(1973), especialização em Gerência de Marketing pela Universidade Estadual do Ceará(2003), mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa(1977), mestrado em Artes pela University of Arizona(1987) e doutorado em Ciência dos Recursos de Terras Áridas pela University of Arizona(1989). Atualmente é Professor - PROPAP da Universidade Federal do Ceará e Pesquisador Nível 2 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economias Agrária e dos Recursos Naturais. Atuando principalmente nos seguintes temas:Cências dos Recursos de terras áridas, Integraçao de mercado, Nordeste do Brasil.

José Sydrião de Alencar Júnior, Universidade de Fortaleza - Unifor

Possui graduação em Economia pela Universidade Federal do Ceará (1980), graduação em Direito pela Universidade de Fortaleza (1999), mestrado em Economia pela Universidade Federal do Ceará (1991) e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2006). Atualmente é professor da área de Economia Internacional da Universidade de Fortaleza e membro do Escritório de Negócios da UNIFOR e exerceu as funções de Superintendente do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste -ETENE e Diretor de Gestão de Desenvolvimento do Banco do Nordeste, Presidente do Conselho Regional de Economia - CORECON-CE, Presidente do Sindicato dos Economistas do Ceará, membro do Conselho de Administração da Fundação Getúlio Vargas - FGV. Pesquisador do IICA. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Regional, Economia do Meio Ambiente e Economia Internacional, atuando nos seguintes temas: economia internacional, economia regional, economia agrícola, ciência política, tecnologia, pobreza e comércio exterior.

Downloads

Publicado

2017-03-21

Como Citar

Maciel, H. M., Khan, A. S., Mayorga, R. D., & de Alencar Júnior, J. S. (2017). O impacto do Programa de Microcrédito Rural (Agroamigo) na melhoria das condições das famílias beneficiadas no estado do Ceará: um estudo de caso. Revista Econômica Do Nordeste, 40(3), 559–586. https://doi.org/10.61673/ren.2009.366

Edição

Seção

Artigos