Raízes e prática de economia solidária: articulando economia plural e dádiva numa experiência do Ceará

Autores

  • Maria Odete Alves Banco do Nordeste do Brasil - BNB
  • Marcel Bursztyn Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2009.371

Palavras-chave:

Economia Solidária. Cooperativismo. Autogestão.

Resumo

O texto apresenta uma reflexão teórica a partir das visões de economia plural, em Polanyi (2000), e de dádiva, em Mauss (2003), como fundamento para a observação de evidências empíricas no Brasil. Apresenta a proposta de Polanyi (2000) sobre a economia plural; faz o resgate do pensamento de Mauss (2003) sobre a dádiva; depois, numa articulação entre as propostas apresentadas nos dois itens iniciais, procura situar a economia solidária e as relações que se engendram no seu interior a partir da análise de um caso emblemático de manifestação de economia solidária no Brasil, a experiência da Associação dos Moradores do Conjunto Palmeiras, bairro da periferia de Fortaleza (CE). Conclui que é possível entender a lógica das práticas que se engendram no interior das experiências de economia solidária a partir do referencial adotado.

Biografia do Autor

Maria Odete Alves, Banco do Nordeste do Brasil - BNB

Possui graduação em agronomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestrado em Administração e Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal de Lavras e doutorado em Desenvolvimento Sustentável pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) / Universidade de Brasília (UnB). Pesquisadora do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (ETENE)/Banco do Nordeste do Brasil S/A. Compõe os grupos de pesquisadores da Rede Clima e do Laboratório de Estudos Aplicados em Desenvolvimento Regional do Semiárido - LEADERS (UFC-Cariri). Tem experiência nas áreas de Desenvolvimento Rural Sustentável com ênfase no Seimárido Nordestino e nos temas Agricultura Familiar, Pluriatividade e Recursos Comuns.

Marcel Bursztyn, Universidade de Brasília - UnB

Marcel Bursztyn é Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1973), com mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976), Diploma in Planning Studies pela University of Edinburgh (1977), doutorado em Developpement Economique et Social - Université de Paris I - Panthéon-Sorbonne (1982) e doutorado em Economie - Université de Picardie-França (1988). Tem pós-doutorado em Políticas Públicas na Univ. de Paris XIII e na Ecole des Hautes Etudes em Sciences Sociales - Paris (1989-1991). É professor titular da Universidade de Brasília, junto ao Centro de Desenvolvimento Sustentável. Senior Research Fellow na Kennedy School of Government - Sustainability Science Program, Harvard University (2007-2008) - com bolsas Harvard, Fulbright e Capes. Professor visitante na Université de Rennes 2, França (2009). Professor Visitante na Université de Paris 3 (Sorbonne la Nouvelle) - cátedra Simon Bolivar, em 2012. Membro do Comitê de Ética para a Pesquisa Agrícola do INRA e CIRAD, França (2008-2015). Tem experiência na área de socioeconomia, com ênfase em Desenvolvimento Sustentável, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento regional, políticas públicas, sustentabilidade, Amazônia, Nordeste, gestão ambiental, mudanças climáticas e ética na pesquisa. Co-editor da Revista Sustentabilidade em Debate. Membro do comitê editorial 12 revistas científicas. Pesquisador 2 do CNPq.

Downloads

Publicado

2017-03-21

Como Citar

Alves, M. O., & Bursztyn, M. (2017). Raízes e prática de economia solidária: articulando economia plural e dádiva numa experiência do Ceará. Revista Econômica Do Nordeste, 40(3), 587–604. https://doi.org/10.61673/ren.2009.371

Edição

Seção

Artigos