Reestruturação da indústria de calçados na região Nordeste nas décadas 1990/2000

Autores

  • Inez Sílvia Batista Castro Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Carlos Américo Leite Moreira Universidade Federal do Ceará - UFC

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2009.388

Palavras-chave:

Calçados. Câmbio. Nordeste. Produtividade. Cadeia Produtiva.

Resumo

Analisa o processo de relocalização da indústria calçadista nacional para a região Nordeste do Brasil. A hipótese é que a retomada dos fluxos de capitais e a abertura comercial possibilitaram maior homogeneização tecnológica em nível mundial, acentuando assim, a concorrência via preço no segmento intensivo em mão-de-obra. Desse modo, analisa o comportamento dos preços no comércio internacional da indústria calçadista nordestina e do custo da mão-de-obra. Constata que há indícios de que esta seria uma cadeia global dirigida pela comercialização e que o setor no Nordeste tem buscado a manutenção dos preços internacionais mesmo após a apreciação de 2004.

Biografia do Autor

Inez Sílvia Batista Castro, Universidade Federal do Ceará - UFC

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC - 1992), mestrado em Economia pela Universidade de São Paulo (USP-Fipe - 1999) e doutorado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (Pimes - UFPE - 2007). Foi funcionária e consultora do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (ETENE) do Banco do Nordeste do Brasil S/A e foi professora da Universidade de Fortaleza; foi professora do Departamento de Economia Agrícola da Universidade Federal do Ceará. Atualmente é professora do Departamento de Teoria Econômica da FEAAC - Universidade Federal do Ceará.Tem experiência na área de Economia, com ênfase em câmbio, economia internacional com enfoque regional, atuando principalmente nos seguintes temas: inserção internacional da economia do nordeste, conjuntura da economia nordestina, finanças públicas dos estados nordestinos e economia brasileira na década de 1990 e no século XXI.

Carlos Américo Leite Moreira, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutor em Economia pela Universidade de Paris XIII (2000). Pós-doutorado em Economia Política Internacional pela Université de Montréal (2012). Professor e Pesquisador do Departamento de Teoria Econômica e do Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas da Universidade Federal do Ceará, com produção científica nas áreas de Desenvolvimento Econômico, Economia Política Internacional e Economia Brasileira Contemporânea. Membro associado do Centre d?Études sur l?Integration et la Mondialisation (CEIM) da Université du Quebéc à Montréal.

Downloads

Publicado

2017-03-21

Como Citar

Castro, I. S. B., & Moreira, C. A. L. (2017). Reestruturação da indústria de calçados na região Nordeste nas décadas 1990/2000. Revista Econômica Do Nordeste, 40(4), 851–868. https://doi.org/10.61673/ren.2009.388

Edição

Seção

Artigos