Sistema agroindustrial canavieiro no Brasil no período 1990/2010: análise de indicadores de competitividade internacional

Autores

  • João Amilcar Rodrigues Anhesini Universidade Estadual de Londrina - UEL
  • Marcia Regina Gabardo da Câmara Universidade Estadual de Londrina - UEL
  • Vanderlei José Sereia Universidade Estadual de Londrina - UEL
  • Pery Francisco de Assis Shikida Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2013.392

Palavras-chave:

Competitividade. Sistema Agroindustrial Canavieiro. Índices de Competitividade. Brasil.

Resumo

Este artigo analisa a evolução da competitividade das exportações do sistema agroindustrial canavieiro brasileiro após 1990. Os procedimentos metodológicos envolvem a discussão teórica de competitividade e a análise do desempenho setorial. Para verificar a evolução da competitividade das exportações do setor, aplica os métodos: Vantagem Comparativa Revelada (VCR), Vantagem Comparativa Revelada Simétrica (VCRS) e o Indicador de Contribuição ao Saldo Comercial (ICSC). Os resultados obtidos pelo método VCRS são submetidos a um teste de estabilidade dos padrões de especialização das exportações. Os resultados indicam que as exportações do sistema analisado são competitivas a partir dos indicadores selecionados e que as exportações de açúcar apresentam estabilidade do padrão de especialização.

Biografia do Autor

João Amilcar Rodrigues Anhesini, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Possui graduação em Ciências Econômicas na Universidade Estadual de Londrina (2009). Mestre em Economia Regional pela Universidade Estadual de Londrina(2011).. Atualmente atua em pesquisas com ênfase em Economia Regional, Economia Industrial e da Tecnologia, é membro do GEITES - Grupo Economia Industrial, Tecnologia e Sociedade- UEL.

Marcia Regina Gabardo da Câmara, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Possui graduação em Economia pela Universidade de Brasília (1980), mestrado em Economia pela Universidade de São Paulo (1986) e doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo (1993). Atualmente é professor associado c da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Organização Industrial e Estudos Industriais, atuando principalmente nos seguintes temas: competitividade, inovação, paraná, economia regional, agricultura e brasil.

Vanderlei José Sereia, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutor em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE (2012), Mestrado em Economia pela Universidade de Brasília - UnB (2001). Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (1983). Professor Adjunto da Universidade Estadual de Londrina. Experiência na área de Economia e Administração, com ênfase em Economia Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: Aglomerações de empresas, desenvolvimento regional e urbano, competitividade das exportações. Estudos de complexos agroindustriais: carnes, soja, cafeeiro e sucroalcooleiro. Estudos em inovação nas empresas agroindustriais de carne.

Pery Francisco de Assis Shikida, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Possui graduação em Economia pela UFMG (1989), mestrado em Economia Agrária pela ESALQ/USP (1992) e doutorado em Economia Aplicada pela ESALQ/USP (1997). Pós-doutor em Economia pela Fundação Getúlio Vargas/SP (2009). Foi Visiting Scholar na Kaiserslautern Universität/Alemanha (2000 e 2005) e University of Wisconsin/Estados Unidos (2010); Professor Visitante na Università Politecnica delle Marche/Itália (2013), Universidade de Évora/Portugal (2015), Universidad de la Rioja/Espanha (2016) e Universitatea Babes Bolyai/Romênia (2016). É Professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), atuando no Curso de Economia, Programa de Mestrado em Economia e no Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio. Foi coordenador científico da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER), 2011/2013, e coordenador do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio, 2011/2015. Coeditor da Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos. Tem experiência na área do Agronegócio e Desenvolvimento Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: agroenergia, agroindústria canavieira, cadeias produtivas, dinâmica e cenários econômicos, comportamento de mercado (market behaviour, mais especificamente economia do crime). Assessor de Relações Internacionais da Unioeste.

Downloads

Publicado

2016-12-20

Como Citar

Anhesini, J. A. R., da Câmara, M. R. G., Sereia, V. J., & Shikida, P. F. de A. (2016). Sistema agroindustrial canavieiro no Brasil no período 1990/2010: análise de indicadores de competitividade internacional. Revista Econômica Do Nordeste, 44(4), 867–878. https://doi.org/10.61673/ren.2013.392

Edição

Seção

Artigos