Efeitos da educação sobre a saúde do indivíduo: uma análise para a região Nordeste do Brasil

Autores

  • Edler Angelino de Sousa Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Anderson Moreira Aristides dos Santos Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Paulo de Andrade Jacinto Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC/RS

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2013.396

Palavras-chave:

Educação. Saúde. Região Nordeste.

Resumo

Este estudo analisa a relação entre educação e o estado de saúde individual para a região Nordeste do Brasil. A literatura sobre o tema sugere que essa relação ocorre pelo menos de três formas: na primeira, hipótese, que será testada neste trabalho, a educação afeta o estado de saúde; na segunda, o estado de saúde é que afeta a educação; por fim, na terceira, pode haver uma relação de bicausalidade entre educação e saúde. Para estimar a primeira relação, utilizam-se modelos probit e os microdados da PNAD de 2008. Os resultados mostram que a escolaridade tem um efeito causal forte e positivo sobre a saúde dos indivíduos no Nordeste.

Biografia do Autor

Edler Angelino de Sousa, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Bacharel em Ciências Econômicas pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade Federal de Alagoas. Mestrado em Economia no programa de pós-graduação em Economia Aplicada da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade na Universidade Federal de Alagoas. Atua nas áreas de Teoria Econômica, Desenvolvimento Econômico e Teoria do Crescimento, principalmente com os seguintes temas: crescimento populacional, educação e saúde.

Anderson Moreira Aristides dos Santos, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Possui graduação em Ciências Econômicas, mestrado em Economia Aplicada, ambos pela Universidade Federal de Alagoas, e, doutorado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professor Adjunto 1 do Campus Sertão (Unidade de Santana do Ipanema) na UFAL. Atua principalmente nos seguintes temas: saúde, pobreza e desigualdade de renda.

Paulo de Andrade Jacinto, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC/RS

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Maringá (1992), mestrado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) e doutorado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Métodos Quantitativos em Economia, atuando principalmente nos seguintes temas: mercado de trabalho, economia da saúde, pobreza, política fiscal e economia regional. Desde 2009 é professor adjunto da Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2016-12-20

Como Citar

de Sousa, E. A., dos Santos, A. M. A., & Jacinto, P. de A. (2016). Efeitos da educação sobre a saúde do indivíduo: uma análise para a região Nordeste do Brasil. Revista Econômica Do Nordeste, 44(4), 911–930. https://doi.org/10.61673/ren.2013.396

Edição

Seção

Artigos