Estimação dos benefícios econômicos do Prodetur Nacional em Sergipe

Autores

  • Luiz Carlos de Santana Ribeiro Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • José Roberto de Lima Andrade Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • Roberto Maximiano Pereira Universidade Federal da Bahia - UFBA

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2013.399

Palavras-chave:

Prodetur Nacional. Turismo. Insumo-Produto. Sergipe.

Resumo

Tem por objetivo mensurar os impactos econômicos dos investimentos turísticos do Prodetur Nacional na estrutura produtiva sergipana. Para tanto, são estimadas as Matrizes de Insumo-Produto (MIP) do Estado de Sergipe, para o ano base de 2009. A partir do uso dessa metodologia, foi possível estimar a geração de produto, emprego e renda que este choque de investimentos provocará no estado, bem como identificar a importância dos ''setores turísticos'' na economia sergipana. Os impactos estimados para Sergipe, são da ordem de R$ 281,8 milhões (1,43% do PIB) no produto, R$ 148,92 milhões na geração de renda adicional na economia e criação de 3.212 empregos diretos e indiretos.

Biografia do Autor

Luiz Carlos de Santana Ribeiro, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Doutor em Economia pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional - CEDEPLAR/UFMG (2015), com estágio (Doutorado-sanduíche) na University of Illinois at Urbana-Champaign, mestre em Economia pela Universidade Federal da Bahia (2010) e bacharel em Economia pela Universidade Federal de Sergipe (2007). É professor Assistente-A da Universidade Federal de Sergipe, vinculado ao Departamento de Economia (DEE/UFS) e ao Núcleo de Pós Graduação em Economia (NUPEC/UFS). É coordenador do Laboratório de Economia Aplicada e Desenvolvimento Regional - LEADER. Tem experiência em Economia, com ênfase em Economia Regional e Modelos Matemáticos e Estatísticos, atuando principalmente nos seguintes temas: Insumo-Produto, Análises Setoriais, Desenvolvimento Regional, Economia do Meio-ambiente e Economia do Turismo.

José Roberto de Lima Andrade, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Possui mestrado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (1997) e doutorado em Ciências da Comunicação. Área de Concentração Turismo e Lazer pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é professor associado do Departamento de Economia da Universidade Federal de Sergipe e Presidente do Sergipeprevidencia. Foi Diretor Geral da Escola de Administração Pública e Gestão do Estado de Sergipe., Presidente da Empresa Sergipana de Turismo, Secretário de Estado de Turismo de Sergipe e Presidente da Fundação de Apoio a Pesquisa e Extensão de Sergipe- FAPESE. Tem experiência na área de Economia, atuando principalmente nas seguintes áreas: viabilidade socioeconomica de projetos, economia de empresas, projetos turisticos, e politicas públicas e desenvolvimento econômico.

Roberto Maximiano Pereira, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1999) e mestrado em Economia pela Universidade Federal da Bahia (2007). Atualmente é professor assistente, nível iii da Universidade Católica do Salvador, outro (especifique) pesquisador da Universidade Federal da Bahia e coordenador de pesquisas sociais - Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Organização Industrial e Estudos Industriais, atuando principalmente nos seguintes temas: insumo-produto, cobrança pelo uso da água e estrutura produtiva.

Downloads

Publicado

2016-12-20

Como Citar

Ribeiro, L. C. de S., Andrade, J. R. de L., & Pereira, R. M. (2016). Estimação dos benefícios econômicos do Prodetur Nacional em Sergipe. Revista Econômica Do Nordeste, 44(4), 975–1000. https://doi.org/10.61673/ren.2013.399

Edição

Seção

Artigos