Os efeitos da mudança climática sobre o setor agrícola brasileiro: uma análise teórica e empírica

Autores

  • Marcelo Eduardo Alves da Silva Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • André Matos Magalhães Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2013.400

Palavras-chave:

Mudança Climática. Agricultura. Modelo Hedônico.

Resumo

Desenvolve um modelo teórico pelo qual mostramos que o tamanho e a extensão dos impactos adversos da mudança climática podem ser associados ao grau de desenvolvimento de uma região. O modelo implica ainda que o investimento em capital humano, infraestrutura e tecnologia tem o potencial de contrabalançar os efeitos adversos da mudança climática. Finalmente, confronta as implicações do modelo teórico com os dados, e mostra que, muito embora a direção dos impactos seja incerta, melhor infraestrutura, disponibilidade de capital humano e tecnologia são associadas com níveis mais altos de produtividade e têm o potencial de mitigar os efeitos adversos da mudança climática sobre a agricultura brasileira. Em conjunto, esses resultados sugerem a proposição de políticas públicas que visem aumentar a disponibilidade desses elementos em regiões periféricas.

Biografia do Autor

Marcelo Eduardo Alves da Silva, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Pernambuco, Mestrado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001), Mestrado em Economia pela University of North Carolina at Chapel Hill (2007) e Doutorado em Economia na University of North Carolina at Chapel Hill (2009) nos Estados Unidos. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Macroeconomia, Desenvolvimento Econômico, Finanças Internacionais, Econometria Bayesiana, Séries Temporais, Modelos Dinâmicos Estocásticos de Equilíbrio Geral (DSGE) e Planejamento Econômico. Tem experiência em consultoria e pesquisa no setor privado e público.

André Matos Magalhães, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Possui graduação em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (1995), mestrado em Economia - University of Illinois (1997) e doutorado em Economia - University of Illinois (1999). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Pernambuco, conselheiro da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal de Pernambuco e pesquisador associado do Regional Economics Applications Laboratory. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Regional e Urbana e na área de avaliação de políticas públicas.

Downloads

Publicado

2016-12-20

Como Citar

da Silva, M. E. A., & Magalhães, A. M. (2016). Os efeitos da mudança climática sobre o setor agrícola brasileiro: uma análise teórica e empírica. Revista Econômica Do Nordeste, 44(4), 1001–1014. https://doi.org/10.61673/ren.2013.400

Edição

Seção

Artigos