Análise da política nacional de desenvolvimento regional (2003-2010) sobre a economia do Nordeste

Autores

  • Sarah Regina Nascimento Pessoa Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Ana Maria Rita Milani Universidade Federal de Alagoas - UFAL

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2016.408

Palavras-chave:

Desenvolvimento Regional, Política de Desenvolvimento, Nordeste.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo realizar uma análise crítica da atuação do Governo Federal na redução das disparidades regionais através da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (2007) e do Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (2006), buscando evidenciar se as diretrizes e prioridades delineadas convergiram com as ações realizadas e a intencionalidade do governo em desenvolver o Nordeste. Foi possível constatar fragilidades na implementação da PNDR. Para além, com a abordagem de desigualdades em múltiplas escalas, a política passou a tratar de forma unificada o atraso relativo de todas as macrorregiões, não dando a real e necessária prioridade ao Nordeste. Observou-se uma falta de convergência entre as linhas prioritárias e os investimentos previstos no plano estratégico, como também diversas limitações dos fundos de financiamentos que, dentre outros elementos, destacam-se  a baixa capacidade de influenciar  a localização dos investimentos e de seletividade setorial na indução de segmentos estratégicos.

Biografia do Autor

Sarah Regina Nascimento Pessoa, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Professora Substituta do curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Alagoas (FEAC/UFAL) e Pesquisadora do Programa de Apoio à Pesquisa e Desenvolvimento das Políticas Públicas em Áreas Estratégicas do Estado de Alagoas (PDPP). É bacharel em Ciências Econômicas (2012) e Mestre em Economia Aplicada (2015) pela Universidade Federal de Alagoas. Atuou como Diretora de Estudos e Pesquisas na Secretaria de Estado do Planejamento e Desenvolvimento Econômico de Alagoas (2014).Tem experiência nos campos de Economia Regional, Crescimento e Desenvolvimento Econômico.

Ana Maria Rita Milani, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Possui graduação em Economia - Universidad de Buenos Aires (1996) e mestrado em Economia pela Universidade Federal da Bahia (2005). Foi bolsista CAPES de mestrado. Doutora do Programa de Pós-graduação em Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Alagoas. Área de atuação: macroeconomia, desenvolvimento econômico e economia solidária.

Downloads

Publicado

2017-01-05

Como Citar

Pessoa, S. R. N., & Milani, A. M. R. (2017). Análise da política nacional de desenvolvimento regional (2003-2010) sobre a economia do Nordeste. Revista Econômica Do Nordeste, 47(3), 45–60. https://doi.org/10.61673/ren.2016.408