Eficiência técnica das escolas públicas dos estados do Nordeste: uma abordagem em dois estágios

Autores

  • Josué Nunes devAraújo Júnior Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Wellington Ribeiro Justo Universidade Federal do Cariri - URCA
  • Roberta de Moraes Rocha Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Sónia Maria Fonseca Pereira Oliveira Gomes Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2016.409

Palavras-chave:

Análise Envoltória de Dados (DEA), Educação, Eficiência, Prova Brasil, Tobit.

Resumo

A Educação é o meio mais adequado para uma sociedade alcançar o seu pleno desenvolvimento. Nas últimas décadas o governo vem aumentando consideravelmente o volume de recursos para a educação, em especial para o ensino básico. Diante da necessidade de otimização dos resultados, este trabalho teve como objetivo mensurar o nível de (in)eficiência técnica das escolas públicas dos estados do Nordeste e indicar os seus possíveis determinantes. Os resultados foram obtidos através de dois estágios, em que no primeiro deles, utilizou-se o modelo não paramétrico DEA BCC para mensurar a eficiência e no segundo, foi utilizado o modelo de regressão censurado (Tobit) para identificar os determinantes da (in)eficiência. Os resultados mostram que as escolas conseguem ser mais eficientes nos anos iniciais quando comparadas com os anos finais.

Biografia do Autor

Josué Nunes devAraújo Júnior, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Possui graduação em Economia pela Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (2014). Tem experiência na área de Economia Rural, atuando principalmente no seguinte tema: globalização, eficiência técnica, Data Envelopment Analysis (DEA), Setor Público. Atualmente aluno do programa de pós graduação (Mestrado Acadêmico) em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco, campus acadêmico do Agreste. Participante do Programa Extensão Industrial e Exportadora (PEIEX), uma das ações do Programa Nacional da Cultura Exportadora (PNCE), para a Região do Agreste Pernambucano.

Wellington Ribeiro Justo, Universidade Federal do Cariri - URCA

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1986), graduação em Economia pela Universidade Regional do Cariri (1995), mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará (1999) e doutorado em Economia pelo PIMES/ Universidade Federal de Pernambuco(2006). Atualmente é professor Associado da Universidade Regional do Cariri. Professor De Econometria no PPGECON, Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: Cariri, economia regional, desenvolvimento, Análise de investimento, migração, Métodos Quantitativos, Econometria Espacial.

Roberta de Moraes Rocha, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Possui graduação em Ecomomia pela Universidade Federal de Pernambuco (2001), mestrado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (2004) e doutorado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (2008), com doutorado sanduíche na University Urbana -Champaign. Atualmente é professor associado I da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) -Campus Acadêmico do Agreste (CAA), faz parte do colegiado do Programa de Pós-Graduação em Economia da UFPE-CAA (PPGECON) e do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Economia da Saúde da UFPE (PPGGES); e é bolsista do CNPq. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Regional e Urbana.

Sónia Maria Fonseca Pereira Oliveira Gomes, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Graduada, mestra e doutora em economia pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é professora concursada da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE e membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Economia - PPGECON/UFPE. Neste programa de pós-graduação já ministrou a disciplina de Estatística e Macroeconomia. Já atua como docente na graduação por mais de 7 anos nestas duas instituições de ensino superior. Tive a oportunidade de aplicar metodologias de avaliação de políticas públicas em minha tese de doutorado intitulada "Impactos do Programa Nacional de Alimentação Escolar ? PNAE e sobre a Nutrição dos Alunos, Defasagem e Desempenho Escolar". Apresenta familiaridade com o programa estatístico Stata, inclusive ministrando cursos introdutórios tendo este programa como ferramental.

Downloads

Publicado

2017-01-05

Como Citar

devAraújo Júnior, J. N., Justo, W. R., Rocha, R. de M., & Oliveira Gomes, S. M. F. P. (2017). Eficiência técnica das escolas públicas dos estados do Nordeste: uma abordagem em dois estágios. Revista Econômica Do Nordeste, 47(3), 61–73. https://doi.org/10.61673/ren.2016.409