Os gastos públicos e seus impactos na pobreza no Brasil

Autores

  • Andréa Ferreira da Silva Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Jair Andrade Araujo Universidade Federal do Ceará - UFC

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2016.411

Palavras-chave:

Pobreza, Gastos Públicos, Painel dinâmico.

Resumo

Este artigo tem como objetivo principal analisar os impactos dos gastos públicos em saúde e saneamento na pobreza do Brasil. Essa análise foi realizada controlando-se, por outros determinantes da pobreza, como o Produto Interno Bruto Estadual per capita, média de anos de estudo, desigualdade da distribuição de renda mensurada pelo coeficiente de Gini e taxa de desemprego para os estados brasileiros, no período compreendido entre 1995 e 2009. Foram utilizados modelos para dados em painel dinâmico, estimado pelo método de momentos generalizados em dois passos, desenvolvido por Arellano e Bond (1991), Arellano e Bover (1995) e Blundell e Bond (1998). Os resultados estimados do modelo permitiram concluir que os gastos públicos em saúde afetam a pobreza no Brasil, reduzindo-a. Os fatores que contribuíram para a diminuição da pobreza são os anos médios de estudo e o PIB per capita com a predominância do primeiro. A taxa de desemprego também influenciou de forma positiva o aumento da pobreza no período analisado. O mesmo aconteceu para a concentração de renda, mas afetou apenas de forma mais intensa os mais pobres dentre os pobres.

Biografia do Autor

Andréa Ferreira da Silva, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Economia pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Mestre em Economia Rural pelo Programa de Mestrado Acadêmico em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Regional do Cariri - URCA. Suas pesquisas concentram-se nas áreas de Economia, com ênfase em Economia Regional e Urbana, Economia da Educação, Saúde, Pobreza e Microeconomia Aplicada.

Jair Andrade Araujo, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutor em Economia pela Universidade Federal do Ceará-CAEN (2009). Mestre em Economia Rural pela UFC (2002). Graduado em Engenharia de Pesca pela UFC (2000). Coordenador do Mestrado Acadêmico em Economia Rural (MAER) do período 2014-2016. Pesquisador do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos sobre Economia Aplicada, Pobreza e Desenvolvimento (NEAPD/MAER). Professor Adjunto da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Crescimento Econômico, atuando principalmente nos seguintes temas: Crescimento Econômico, Desigualdade e Pobreza.

Downloads

Publicado

2017-01-05

Como Citar

da Silva, A. F., & Araujo, J. A. (2017). Os gastos públicos e seus impactos na pobreza no Brasil. Revista Econômica Do Nordeste, 47(3), 92–108. https://doi.org/10.61673/ren.2016.411