EFICIÊNCIA DOS GASTOS PÚBLICOS EM EDUCAÇÃO BÁSICA DOS MUNICÍPIOS NORDESTINOS: 2007 A 2013

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2017.433

Palavras-chave:

Gasto municipal, Educação, Eficiência, Nordeste

Resumo

Este trabalho objetiva analisar os gastos públicos dos municípios do Nordeste brasileiro por meio da mensuração da eficiência técnica dos recursos em Educação Básica. A abordagem Análise Envoltória de Dados (DEA) com fronteira sequencial e 1.000 reamostragens bootstrap foram aplicados aos dados de insumos financeiros e resultados educacionais. Os principais resultados da pesquisa mostram que o gasto público em educação dos municípios no período apresentou um crescimento bem superior as taxas observadas para os resultados escolares. Em média, o nível de eficiência entre 2007 e 2013 foi de 71%, sendo que foi verificado um comportamento cíclico da evolução desse indicador. Os municípios mais eficientes da região Nordeste estão situados no estado do Ceará, enquanto aqueles com piores desempenhos relativos estão localizados na Bahia. Por fim, com base nas unidades de referência da região, identificou-se  a possibilidade de ampliação dos resultados educacionais dos municípios, inclusive com a redução dos gastos públicos na área.

Biografia do Autor

Aléssio Tony Cavalcanti de Almeida, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutor em Economia Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal da Paraíba. Desde 2010, atua como professor do Departamento de Economia da Universidade Federal da Paraíba - Campus I. Desenvolve pesquisas na área de Economia, com ênfase em Métodos Quantitativos, trabalhando especialmente com os seguintes temas: economia da educação, economia da saúde, economia do setor público, microeconomia aplicada e finanças.

Downloads

Publicado

2018-02-28

Como Citar

Almeida, A. T. C. de, & Cunha, M. N. de A. (2018). EFICIÊNCIA DOS GASTOS PÚBLICOS EM EDUCAÇÃO BÁSICA DOS MUNICÍPIOS NORDESTINOS: 2007 A 2013. Revista Econômica Do Nordeste, 48(4), 55–71. https://doi.org/10.61673/ren.2017.433

Edição

Seção

Artigos