Análise da distribuição territorial da sojicultura no Brasil: 1991-2003

Autores

  • Murilo Corrêa de Souza Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
  • Fernando Salgueiro Perobelli Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2008.450

Palavras-chave:

Desenvolvimento Territorial, Análise Espacial, Convergência, Economia Agrícola, Complexo da Soja.

Resumo

Tem por objetivo central analisar a distribuição espacial da soja para as 558 microrregiões brasileiras no período 1991-2003. Podem-se apontar como objetivos secundários: a) analisar a evolução temporal da dinâmica espacial; b) identificar a formação de cluster; c) classificar a base produtiva das microrregiões; d) verificar a incidência de convergência do Quociente Locacional da soja, ou seja, testar se a produção de soja está ficando distribuída de forma mais homogênea no país. Para atingir o objetivo delineado neste trabalho, será implementada: a) uma Análise Exploratória de Dados Espaciais, que serve para identificar a formação de clusters e a evolução temporal da dinâmica espacial; b) uma análise de convergência, que visa a inferir se as microrregiões de menor produção de soja estão tendo sua produção elevada de forma mais acelerada que as produtoras de grande escala ou vice-versa. O trabalho permite verificar que: a) a produção de soja não é distribuída de forma homogênea por todo o território nacional; b) há certo espraiamento da cultura no período recente (cluster da região Nordeste); c) a taxa de convergência nacional é menor que as taxas de convergências regionais; d) a região que apresenta maior taxa de convergência é o cluster formado pelas unidades da Federação produtoras localizadas nas regiões Norte e Nordeste.

Biografia do Autor

Murilo Corrêa de Souza, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2006). Atualmente é Especialista em projetos da Companhia Siderúrgica Nacional.

Fernando Salgueiro Perobelli, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1992), mestrado em Economia pela Universidade Federal Fluminense (1995) e doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal de Juiz de Fora e pesquisador do Laboratório de Análises Territoriais e Setoriais (LATES/UFJF). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento regional, insumo-produto, modelos de equilíbrio geral computável e análise setoriais (energia, transporte, saúde e serviços). Foi Coordenador do Programa de Pós-graduação em Economia (Mestrado/Doutorado) da UFJF entre 2006-2011; Presidente da Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos. entre 2011 e 2012 e Pró-reitor de Pós-graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora entre 2011 e 2012.

Downloads

Publicado

2017-03-28

Como Citar

de Souza, M. C., & Perobelli, F. S. (2017). Análise da distribuição territorial da sojicultura no Brasil: 1991-2003. Revista Econômica Do Nordeste, 39(1), 46–65. https://doi.org/10.61673/ren.2008.450

Edição

Seção

Artigos